Silêncio e quietude 💛🌿


»Jesus morre, morre e já o vai deixando a vida, quando de súbito o céu por cima da sua cabeça se abre de par em par e Deus aparece, vestido como estivera na barca, e a sua voz ressoa por toda a terra, dizendo, Tu és o meu Filho muito amado, em ti pus toda a minha complacencia. Então Jesus compreendeu que viera trazido ao engano como se leva o cordeiro ao sacrifício, que a sua vida fora traçada para morrer assim desde o princípio dos princípios, e, subindo-lhe à lembrança o rio de sangue e de sofrimento que do seu lado irá nascer e alagar toda a terra, clamou para o céu aberto onde Deus sorria, Homens, perdoai-lhe, porque ele não sabe o que fez. Depois, foi morrendo no meio de um sonho, estava em Nazaré e ouvia o pai dizer-lhe, encolhendo os ombros e sorrindo também. Nem eu posso fazer-te todas as perguntas, nem tu podes dar-me todas as respostas. Ainda havia nele um resto de vida quando sentiu que uma esponja embebida em água e vinagre lhe roçava os lábios, e então, olhando para baixo, deu por um homem que se afastava com um balde e uma cana ao ombro. Já não chegou a ver, posta no chão, a tigela negra para onde o seu sangue gotejava.»

O Evangelho Segundo Jesus Cristo (1991)
José Saramago

Kommentare

  1. Antworten
    1. »Eli, Eli, lema sabachthani«

      Jesus Christus rief am Kreuz
      „Mein Gott, mein Gott, warum hast du mich verlassen“?

      Löschen
  2. Há muitos muitos anos, em nossa casa, era dia de jejum e abstinência. Só minha mãe jejuava, todos nos abstínhamos. Minha mãe escurecia o quarto mais pequeno, colocava uma toalha sobre a mesa com um crucifixo de casquinha deitado a meio e às três da tarde ajoelhávamos na penumbra a olhar uns para os outros enquanto ela, recolhida, apenas movia os lábios. Quando se benzia, imitávamos e sabíamos que terminara. Punhamo-nos de pé e saíamos disparados. Ver a mãe rezar era uma coisa muito bonita, mesmo admirável.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Na casa dos meus pais, na Quinta-feira e Sexta-Feira Santa só havia prato de peixe, cuja tradição mantenho. Na Páscoa havia muitas amêndoas, eu só gostava das torradas, as amêndoas com licor enjoava, Pão-de-ló e um vestido novo.

      Muitos dos meus amigos alemães praticam o jejum, não por motivos religiosos, mas sim, para desintoxicar o organismo.

      Löschen
  3. Não fossem as palavras do grande Saramago e eu diria/escreveria - e escrevo - que esta publicação vale pelos comentários. ADORO VIR AQUI BISBILHOTAR COMENTÁRIOS!!!!
    Teresa, minha amiga para sempre, passa uma SANTA e FELIZ PÁSCOA. Em casa, e nada de excessos dulcíssimos...
    Hoje, deixo 3 beijos: um para ti, outro para o Rogério, outro para a Bea. Que trio maravilha!!!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Deve ser do nome TERESA eu também adoro bisbilhotar comentários‼

      O meu bem-estar físico aumenta de dia para dia. Como e durmo melhor. Uma vida cultural e social intensa, como era a minha antes da COVID-19, não é saudável.

      Desejo-te um Dia de Páscoa abençoado, festejando a Ressurreição de Jesus Cristo, um HOMEM que historicamente também admiro 🙏

      Löschen
  4. É impressão minha ou lendo o texto dá ideia que Jesus, na hora da morte,m foi abandonado pelo Deus pai?

    Existem muitas histórias sobre a vida e morte de Jesus. Qual a verdadeira é dificil de dizer. A Biblia, sendo um livro sagrado, mostra-nos e diz-nos como tudo aconteceu.
    Sendo o livro que é, tem que se acreditar.
    A verdade é que, carregando a Cruz, e com tanta gente à sua volta, ninguém lhe dava um pouco de água. Seria por medo? Confesso que, vendo e lendo, tantas teorias sobre a vida e crucificação de Jesus, acabo por ficar confuso.

    Ainda hoje é um tema tão mas tão discutível
    .
    Desejando uma Páscoa muito feliz para ti, extensivo a toda a tua família, e demais pessoas que tenhas no coração.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. O Evangelho segundo Jesus Cristo não é um Evangelho, mas um romance belíssimo e inquietante.

      José Saramago disse que a Bíblia era um livro de maus costumes.
      É por isso mesmo, que é uma leitura tão interessante.

      Pontius PILATOS pergunta a Jesus: O que é a verdade?!
      Pergunta difícil, essa, mesmo para Jesus‼

      Também te desejo uma Páscoa abençoada e muito FELIZ 🌿 assim como à tua família e a todas as pessoas que tu amas‼

      Löschen
  5. Aproveito para desejar uma santa Páscoa!

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen