O Evangelho segundo LUCAS, 1,1-4 💛🌿


»Já que muitos compreenderam compor uma narração dos factos que entre nós se consumaram, como no-los transmitiram os que desde o princípio foram testemunhas oculares e se tornaram servidores da Palavra, resolvi eu também, depois de tudo ter investigado cuidadosamente desde a origem, expor-tos por escrito e pela sua ordem, ilustre Teófilo, a fim de que reconheas a solidez da doutrina em que foste instruído.«

💛🌿

 A última ceia de Duccio di Buoninsegna (1255 — 1319)
Artista sienense que pintando a partir do estilo bizantino, assim como Cenni di Petro (Giovanni) Cimabué (c.1240 – 1302), colaborou para a  transformação da arte do período, rumo ao realismo renascentista. A sua obra influenciou outros grandes artistas como Simone Martini e os irmãos Pietro e Ambrogio Lorenzetti entre outros. O seu grande rival na época foi Giotto, mestre da Escola Florentina. 
A Última Ceia foi sempre um motivo de interesse para pintores e escultores.

Kommentare

  1. Acabo de trocar o dia do beijo de Judas com o da crucificação... acontece
    mas acontece não por acaso... pois toda a crucificação começa sempre na traição...

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Historicamente falando, Judas não vendeu Jesus Cristo por trinta moedas. Ele era até o único apóstolo rico, portanto não precisava de receber essa pequena quantia dos romanos, que ele tanto odiava‼ Uma história mal contada‼

      Löschen
  2. Mesmo com o Mundo assolado por uma pandemia os Judas não desaparecem.
    Boa Páscoa

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. A traição é uma característica dos humanos 🌿

      Löschen
  3. Um belo trabalho. Não conhecia o artista. Não está faltando gente?

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. É simplesmente um detalhe da pintura de Duccio di Buoninsegna. NÃO falta gente, apenas um dos apóstolos está um pouco escondido‼

      Löschen
  4. Siena é uma terra tão bonita! Como todas as que vi na Toscana. Lembro os caminhos de ciprestes; os campos de girassóis; as estradas secundárias onde nos sentimos dentro do sonho mas de olho aberto, diurnos e maravilhados; as sebes silvestres de mirtilos negro azulados e vermelhos onde parávamos para desentorpecer pernas e cheirar o ar, e comíamos dos frutos recuperando o prazer infantil de colher amoras e nos saciarmos de sol.
    E eu tinha essa consciência de plenitude e era talvez feliz nos instantes de ser isso.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Os seus comentários, bea, são pérolas poéticas 🌿

      Löschen
  5. Houve o Judas. Há os Judas. Haverão os judas. Faz parte integral da essência humana. Jamais esses Judas acabarão à face da Terra. Hajam ou não ceias de amor fraterno, solidariedade e harmonia, confiança e preces narrativas de justiça.
    .
    Um dia feliz

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Nem me lembrei dos Judas deste mundo, quando escolhi uma pintura de Duccio di Buoninsegna para a publicação de Quinta-feira Santa 🌿

      Löschen
  6. Antworten
    1. A Bíblia ou a pintura de Duccio di Buoninsegna?!

      Löschen
  7. Bela esta pintura de Duccio di Buoninsegna que bem representa a Comunhão. Dizem ser a última ou será o início daquilo que deve ser "visto" entre irmãos?
    "Tripeira" Querida. Te auguro uma Santa Páscoa, feliz quanto possível.


    Beijo
    SOL

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Realmente a Última Ceia está em relação com a Missa; a Eucaristia; a Sagrada Comunhão. Até mesmo com um culto da Páscoa dos hebreus, segundo o Velho Testamento‼

      Eu, tripeira de coração 💙 e alma, vou comemorar a Ressurreição da Natureza com o tradicional Passeio da Páscoa dentro da zona permitida.

      Löschen

Kommentar veröffentlichen