TICIANO: AMOR, DESEJO, MORTE




«We will be temporarily closed from 19 March as a precautionary measure to help contain the spread of coronavirus (COVID-19). We are planning to reopen on 4 May 2020, or as soon after when it is safe to do so.»

A partir do dia 19 de Março THE NATIONAL GALLERY fecha as suas portas até ao dia 4 de Maio de 2020.
Vale a pena uma visita a Londres para contemplar um conjunto de telas célebres de Tiziano Vecellio — Pieve di Cadore, c. 1473/1490 — Veneza, 27 de agosto de 1576 — (Poesies), baseadas nas “Metamorfoses” de Ovídio, feitas para o rei da Espanha, Filipe II.

Kommentare

  1. Oxalá essa prenda que tanto desejas te possa ser oferecida, seja por vontade própria, seja por intermédio de interposta pessoa. Atualmente, pelos motivos que todos conhecemos - coronavírus - não está fácil, a vida ser vivida, de forma normal no mundo. São momentos difíceis aqueles que se vivem, mas que, acredito, com a ajuda e compreensão de todos, vamos vencer. Dicicil sim! Impossíveis de vencer? Não.

    Fica feliz

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Hoje às 19:00 horas, após de ouvir o apelo de Angela Merkel, fiquei absolutamnete envergonhada em continuar a pensar na minha vida cultural. Entretanto, perdi a vontade de em Maio dar um pulo até Londres. A situação é grave, muitíssimo grave. A disseminação do coronavírus é o que importa neste momento.

      Aceitas um abraço de amizade da mulher mais egoísta à face da terra?!

      Löschen
  2. Se me é permitido opinar, pois digo-lhe, Teresa, que a última pintura aqui listada é bom exemplo do sentido de humor do pintor. Veja a Teresa, por exemplo, como pode a suposta deusa estar tão descomposta e espernegada se a vaquinha tem olhos mansos mansos deitados em doce lamento de "olhem bem para isto, tinha logo de me calhar esta gorda reboluda e sem arte para nada, se isto é posição em que alguém se ponha". E a pobre ajouja com o peso, que a garota é bem fornida de carnes. Quem se ache gordo que olhe para ela e cura da mazela.

    Digo-lhe que não há uma coisa que me agrade nesta invasão do vírus e algumas outras preocupam-me a sério. Mas se ele tiver a bondade de não me visitar e nem às pessoas que mais gosto, consigo sobreviver. Falta viver o "do que nada se sabe".


    Por outro lado, aquele anjo que a acompanha há-de ser família chegada, todo ele refeguinhos e papos, está a fazer a vida negra à pescada, ora repare-lhe para os olhos, que é como quem diz, o olho. Não sei para que quer ele as asas se põe a pobre pescada a alombar com ele.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Então a bea não gosta, nem da composição denominada «Vénus e Adónis» nem da composição denominada «O Rapto de Europa»?! Duas das obras-primas do pintor italiano Tiziano Vacellio. Eu admiro o domínio rico e subtil das cores.

      Löschen
  3. Na Colúmbia Britânica não andei na rua porque fazia muito frio. Aqui em minha casa estou de quarentena como precaução e porque a população foi aconselhada a ficar em casa se possível e/ou manter o distanciamento social. A coisa vai complicar ainda mais...

    O que mais sinto falta é de ir ao ginásio e à piscina, já que antes de ir também fazia frio para passear no parque. Não tenho equipamento nenhum em casa a não ser pesos. Estou a ficar perra.

    Tinha visitas planeadas à galeria de arte – há uma série de exposições (pequenas) novas que gostaria de ver - , e já estou a ficar na dúvida se poderemos ir a partir de junho ver “Picasso: Painting the Blue Period” que não estava a pensar em perder!

    Até parece que estamos a viver numa época de ficção científica. Que estranho!!!

    A Vénus no primeiro quadro está numa posição muito comprometedora. Que Adónis tão novinho. Imagino sempre o Adónis mais velho, mais maturo! : ))

    Gosto muito desta pintura embora não a tivesse ainda visto ao vivo, que me recorde. Tenho um livro sobre vários pintores e os seus trabalhos e este é um deles e lá está este quadro.

    AntwortenLöschen
  4. Há um lado pernicioso na arte
    O facto de admirar o belo ser fácil, de tal maneira
    que uma galeria passe a ser um lugar de fuga
    de refugio, de trincheira

    Ao temor do que se passa em redor
    nada como mergulhar
    no domínio rico e subtil da cor

    AntwortenLöschen
  5. Agora é que não há visitas para ninguém.
    Por uns tempos.
    Vai passar.

    AntwortenLöschen
  6. Mau Maria, ouviu-me dizer que não gosto? Leu em algum lugar?! A gente tem que levar a vida também com algum bom humor ou isto não se aguenta. Pois não é?
    Bom Dia, Teresa

    AntwortenLöschen
  7. No fim de semana, com tempo, vou começar á procura de visitas "online", sejam permitidas pelo próprio museu, seja em documentários… Com a primeira semana a chegar ao fim e com isto longe de terminar, há que ser inventivo… aceito sugestões

    Um beijo e bom resto de semana

    AntwortenLöschen
  8. Deixei hoje no blog várias sugestões de «Sair sem sair de casa» incluindo visitar este e outros museus.

    Beijinhos,
    Vanessa Casais
    https://primeirolimao.blogspot.com/

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Jo Nesbø: Ciúmes