"Situações excepcionais também exigem medidas excepcionais"


A chanceler federal alemã, Angela Merkel, pediu à população do país que restrinja o máximo possível os contatos sociais para conter a disseminação do coronavírus Sars-Cov-2 no país.
A Alemanha é o sétimo país com maior número de pessoas infectadas pelo coronavírus, segundo a OMS e o Instituto Robert Koch (RKI), agência nacional de prevenção e controle de doenças. O país já registrou 2.369 casos e oito mortes devido ao coronavírus.

Kommentare

  1. Ouvi dizer que A Peste de Camus e o Ensaio sobre a Cegueira estão entre os livros mais procurados nesta fase dramática das nossas vidas em que se recomenda o recolhimento em casa.
    E porque nem tudo é drama contaram-me a anedota que um fulano que tinha morrido de Covid19, deixou aos seus herdeiros 80 latas de atum, 150 rolos de papel higiénico, 20 garrafas de lixívia, 30 frascos de álcool e 20 caixas de máscaras faciais!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Humor ajuda a aceitar a situação do coronavírus, que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou ser uma pandemia. É uma situação excepcional em todos os aspectos, que é mais grave do que a crise financeira de 2008. Um desafio na área da saúde para o qual por enquanto nem a ciência nem a medicina tem respostas concretas.

      Embora tenha na minha estante, tanto A Peste de Camus como o Ensaio sobre a Cegueira de Saramago, prefiro leituras mais leves.

      Löschen
    2. Apanhei-te
      Afinal não gostas de humor-negro
      O do Joaquim Ramos é o máximo
      (...e não tem barbas, não sendo clássico)

      Löschen
    3. Gosto muito de humor negro, Rogério‼️
      A anedota do Joaquim Ramos mostra simplesmente a histeria coletiva do povo de todo o mundo. AQUI os produtos de preferência são massas (há tantos italianos por aqui) e rolos de papel higiénico. As máscaras faciais só estão disponíveis para quem precisa.

      Löschen
  2. A verdade é que vivemos uma situação dramática. tarde será que a Pandemia passe - se é que algum dia passará - e, muitos mortos irão acontecer até esse momento

    Infelizmente, ainda se vêm o ouvem, pessoas que tossem e brincam: "" Ahahaah estou com o Coronavírus "", como hoje ouvi um indivíduo, que estava em grupo com mais 3 ou 4 amigos, dizer. Ignorante, é o epíteto que mais se aplica e adequa para uma uma pessoa que assim fala. Não entrar em pânico é uma coisa. Brincar com a situação que está a atormentar a saúde, e a matar tanto ser humano, é outra.

    Infelizmente também, muitos jovens que vêm as suas escolas fechadas, vão tranquilamente brincar para a praia. Como é possível esta juventude não parar um pouco a fim de se respeitar a si mesmo e aos outros.

    Como já falei demais, digo (mais ) apenas, que triste é um fim de semana sem futebol. Mas tem de ser e eu respeito e muito a decisão de quem tem o poder e obrigação de decidir

    Um fim de semana feliz

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou nesta sexta-feira (13/03) que a Europa é o novo epicentro da pandemia de coronavírus e alertou que é impossível prever como epidemia se desenvolverá. Mas raramente há uma justificativa para proibições totais, a menos que o contexto e o risco definam isso.

      Para os alunos e estudantes que ficam em casa, o trabalho da escola, do liceu ou da universidade não acaba. A educação na Alemanha recorre a plataformas digitais.

      Um fim de semana feliz sem vida cultural? Impossível!!

      Löschen
  3. Não custa nada sermos conscientes!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Não custa nada sermos conscientes na teoria, Andreia, mas difícil na prática!!!

      Löschen
  4. Com excepção de um dia, creio bem que a minha semana não muda quase nada. Mas o facto de estarmos em casa por obrigação provoca certa saudade do tempo irrestrito:). Mas tem de ser.
    Bom fim de semana, Teresa.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Tenciono sim, prescindir da minha vida cultural nas próximas duas semanas, mas vou continuar a caminhar com o Caldor. Já agora, aproveito para começar com a limpeza da Primavera, ou mais precisamente, dizer adeus a imensas coisas inúteis para a minha casa ficar mais arrumada e vazia.

      Um fim de semana saudável, bea.

      Löschen
  5. Todos nós, de uma ou de outra forma, cometemos erros. Aprendamos, no entanto, com quem sabe do assunto, com os relatos de quem viveu (ou está a viver) esta já pandemia, com quem pensa adequadamente.
    Sejamos dignos uns dos outros.
    Saúdo-te, Teresa, com o desejo de que tudo aconteça pelo melhor.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Li que mesmo num PORTUGAL em isolamento, há quem desafie os conselhos e vá passear. Eu não prescindo de uma caminhada com o Caldor Amadeo. O resto do tempo fico em casa.

      Faço votos que esteja tudo bem contigo, António 🍀

      Löschen
  6. Pois eu vou ficar por casa, já devidamente abastecida de comida e livros.
    Penso que é a única maneira de me proteger e proteger os outros.
    Aguardemos pacificamente o comportamento do vírus... mau, mais que certo!
    Fica bem, Teresa. Protege-te!


    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Não prescindo de uma caminhada com o Caldor Amadeo‼️ O resto do tempo fico em casa 🏠 trabalho não me falta‼️

      Também te desejo tudo de bom para ti, querida amiga‼️

      Löschen
  7. Penso que nenhum de nós estava consciente do que aí vinha e muito menos do que estará para vir.

    Em Portugal, ainda não começou o pesadelo, ou seja, o pior está a caminho e aproxima-se em corrida.

    Não há solução que não seja a de dar continuidade á nossa vida e de escolher manter-se isolado mas ocupado, é essa a minha escolha.

    Quanto ao passeio, desde que isolada, é uma forma saudável de manter a sanidade… parece-me.

    Por Portugal os jovens estão a ver mal as coisas (alguns pelo menos) e acharam que a ausência de aulas era sinónimo de praia e de frequentar os bares do cais do Sodré à noite… vá lá alguém entender…

    Um beijo, boas leituras

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Eu só fiquei consciente, quando o governo alemão decidiu fechar TUDO‼️ Todos os convites que recebi para assistir a palestras, abertura de exposições ou outros acontecimentos culturais ficaram cancelados.

      Uma caminhada com o Caldor Amadeo é o único programa fora de casa, mas fugindo de todos os contatos com as pessoas que encontro pelo caminho‼️

      Embora eu não seja adolescente, compreendo que os jovens desafiem os conselhos e vão passear. A insensatez é próprio da juventude.

      Um fim-de-semana tranquilo em casa, escrevendo para prazer dos teus leitores fiéis‼️

      Löschen

Kommentar veröffentlichen