250º aniversário de Friedrich Hölderlin




«Ali, onde reside a dor, está também aquilo que salva»
 
Johann Christian Friedrich Hölderlin nasceu em 20 de março de 1770, em Lauffen, Alemanha. Com dois anos, órfão de pai, o menino passa a estudar em escolas protestantes, concluindo a sua formação em Teologia na Universidade de Tübingen, onde se torna amigo de Hegel e Schelling. Na Universidade de Jena, em 1794, conhece Friedrich Schiller e Johann Wolfgang von Goethe.
A sua obra tem na literatura alemã do fim do século XVIII princípios do XIX uma posição autónoma ao lado do Romantismo e do Classicismo de Weimar (Goethe, Schiller), então em voga.

Kommentare

  1. Não me parece ter sido pessoa feliz. E tarde lhe chega o reconhecimento do grande público.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Após a morte de Suzette em 1805, o poeta é diagnosticado como “hipocondríaco”. Oscilando entre a loucura e a lucidez, isolado num quarto no alto de uma torre da primeira fotografia, morre em 7 de junho de 1843, em Tübingen.

      Löschen
  2. Não me lembro bem dele. Não deve ser mesmo do meu tempo de estudante, lol

    Protrejam-se ... Cuidem-se.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Poeta alemão que viveu entre a segunda metade do século XVIII e a primeira do XIX, Hölderlin é um dos grandes de todos os tempos; e, ao lado de John Keats, é um dos mais influentes na modernidade.

      Amar é manter distância, Nuno Filipe, portanto previne-te!!!

      Löschen
  3. Desculpa a minha ignorância: E o que fez ele de relevante?

    Um abraço à distância

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Johann Christian Friedrich Hölderlin foi um filósofo, poeta lírico e romancista alemão. Um dos maiores poetas germânicos.

      Boa noite, Ricardo!!!

      Löschen
    2. Grato pela explicação. O saber não ocupa lugar, não é mesmo?

      Boa noite, Teresa.

      Löschen
    3. A maioria dos alemães NUNCA ouviram o nome de Luís de Camões ou de Fernando Pessoa‼️

      A maioria dos alemães NUNCA leram os poemas de Friedrich Hölderlin‼️

      Sou uma das tuas leitores fiéis, Rike, não sou a tua professora‼️

      Löschen
  4. Não percebo o alcance deste post...
    não é que não goste...
    E o gajo
    Até me parece bem encarado
    Mas...

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Hahahaha.... só o Rogério!

      Löschen
    2. É uma homenagem pelo seu 250º aniversário!!
      O gajo é um dos nossos maiores poetas, cuja obra poética estudei durante o meu tempo na universidade de Düsseldorf.
      Compreendeste agora, Rogérito?!

      Löschen
    3. O Rogérito ainda tem muito que aprender, Catarina!!

      Löschen
  5. E eu também porque não conheço esse poeta ao qual se referiram como "mais alemão que os alemães ". Não deve ser conhecido pelos torontinos porque a rede de bibliotecas de Toronto, com 100 bibliotecas, tem apenas um livro de consulta.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Só quem estudou Literatura Germânica conhece a obra de Friedrich Hölderlin. Com ele, a cristandade encontra a Hélade arcaica. Desesperei durante o meu tempo de estudante para compreender o poeta sublime que praticou, como poucos, a ode pindárica e os hinos órficos.

      Löschen
    2. Desculpem a minha intromissão na conversa: Eu acho que desesperava era para aprender a falar a língua alemã, lol

      Cumprimentos

      Löschen
    3. Estou sempre grata pelas intromissões das minhas leitoras e dos meus leitores. São o sal e pimenta das publicações.

      Concordo que a língua de Johann Wolfgang von Goethe é uma língua difícil, mas quem corre por gosto não cansa.

      Löschen
  6. E eu que me licenciei em Germânicas, nunca me foi dado estudá-lo na Faculdade... Que tristeza de curso - ou de época...

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Não é obrigatório estudar a obra de Friedrich Hölderlin‼️
      Ao escolher cursos, seminários, palestras com temas difíceis, evitava a multidão de estudantes que encontrava nos temas fáceis‼️

      Bem-vinda, querida amiga 🍀

      Löschen
  7. Minha amiga Teresa, tendo duas confissões a fazer:
    1ª nunca tinha ouvido falar de Johann Christian Friedrich Hölderlin, mas como alguém disse e agora todo o mundo diz: «aprender até morrer».
    2ª Ri que me fartei com o comentário do Rogério. Só ele...
    (Eu sou daqueles que lê tudo, até comentários. Umas vezes riu, outras... engulo em seco.)
    Espero que estejas bem, e bem continues.
    Beijo.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. O Rogério é um amigo da primeira hora, muito brincalhão, que está sempre contra tudo que seja alemão!!

      Eu também sou daqueles que lê tudo, até comentários, que são o sal e a pimenta de certas publicações.

      Johann Christian Friedrich Hölderlin é um ilustre desconhecido para a maioria dos alemães.

      Beijo e continua com saúde, querida amiga 🍀

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!