Pierre Cardin | O escultor da moda


Agora, entusiastas da moda poderão conferir o trabalho do designer de forma cronológica na exposição: Fashion Futurist que foi inaugurada no Museum Kunstpalast, em Düsseldorf e narra a trajetória de Pierre Cardin. A mostra reúne peças icónicas da história do designer que impulsionou o futurismo na moda.


Nos anos 60, enquanto muitos fantasiavam sobre um futuro repleto de robôs e máquinas de teletransporte. O estilista Pierre Cardin incorporou esse futurismo em suas criações e se tornou um dos maiores representantes dessa estética, ao lado de Paco Rabanne e André Courrèges.


Pierre Cardin nasceu na Itália, mas foi naturalizado francês e criado em Vichy. O gosto pela alfaiataria surgiu ainda durante a adolescência, ele aprendeu muito cedo a desenhar, cortar, costurar, encaixar e finalizar roupas. Na fase adulta, teve a oportunidade de trabalhar com Elsa Schiaparelli e foi chefe de alfaiataria da Dior até 1950, quando abriu as portas de seu próprio ateliê.
Pierre Cardin foi o primeiro e único estilista do mundo a fazer parte da Academia de Belas Artes de Paris, um dos primeiros designers europeus a ir ao Japão, ainda nos anos 50 e foi o único civil a vestir um uniforme usado por um astronauta da Apollo 13.
Ao longo carreira licenciou mais 800 produtos com seu nome, de jeans a latas de sardinha. Empreendedor, também investiu no mercado de gastronomia por meio do restaurante Maxim's, adquirido em 1981. 
Aos 97 anos, Pierre Cardin ainda desenha roupas para o futuro, imaginando que, em 2069, todos nós caminhamos na lua ou em Marte e lá as pessoas vestem-se como a visionária coleção Cosmocorps, lançada em 1964, feita com vinil e outros tecidos tecnológicos para a época, 

Kommentare

  1. Um homem que se tornou uma industria...

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Aos 97 anos, PIERRE CARDIN ainda está no comando do escritório da label em Paris e mantém uma loja na afamada Rue du Faubourg Saint-Honoré.

      Löschen
  2. Antworten
    1. Pietro Cardin tem vida e obra revisitadas na exposição: Fashion Futurist, em DÜSSELDORF. Mais uma amostra de que ele sempre esteve muito à frente do seu tempo.

      Löschen
  3. Não lhe conhecia senão o nome. Peloque a Teresa conta, parece um fulano empreendedor; na foto, não tem aquele ar de artista aloucado que esperamos de um costureiro. Desconheço as suas colecções.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. A bea vê um ar de artistas aloucados em Christian Dior, Coco Chanel, Yves Saint Laurent, Karl Lagerfeld, Vivienne Westwood ❓❓❓❓❓ entre outros.

      Löschen
  4. (Meu Deus
    o Mundo anda numa fona
    e esta mulher
    vem-me falar de moda...)

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Falo do mundo fascinante da moda, enquanto, que tu falas sobre a infâmia e o perigo que o mundo corre...

      Já pensaste, Rogério, nos motivos que levaram a moda a ter um papel de destaque no desenvolvimento da sociedade?

      Löschen
  5. a resposta aos seus pontos de interrogação vermelhos: Yes!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Uma certa loucura é fonte de energia e criatividade‼

      Löschen
  6. Antworten
    1. Um Grande Senhor da Moda que está a ser homenageado com duas exposições: uma em DÜSSELDORF e uma outra em Londres‼

      Löschen
  7. Teve o seu tempo.
    Hoje em dia muito outdated.
    Boa semana

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. O estilo unissex permanece‼
      No futuro, toda a mulher que se preze, usa o icónico vestido bolha, durante as suas férias na Lua 🌒 ou em Marte‼

      Semana borbulhante, Pedro‼

      Löschen
  8. Já estive frente ao seu atelier!

    Abraço

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Umas das atrações imperdíveis para quem visita a cidade da luz!!

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!