Esta Manhã


Pelo menos mil tratores circularam pelas ruas de Düsseldorf a caminho de Berlim.     
A ira dos agricultores está numa série de medidas anunciadas pelo governo federal em setembro. O pacote pretende reduzir o uso de certos tipos de fertilizantes para diminuir os níveis de nitrato dos lençóis freáticos, e prevê o abandono do herbicida glifosato (também conhecido pelo nome comercial Roundup) até 2023.
A ditadura ecológica tem o potencial de arruinar pequenos agricultores familiares. Eles temem que um controle maior sobre o uso de fertilizantes acabe provocando uma diminuição da produção, especialmente em áreas de solo pouco fértil.
Os agricultores alemães estão fartos de serem tratados como "bode expiatório" e "abusadores de animais e poluidores" por ONGs e grupos políticos. O clima negativo permanente e a agressão aos agricultores provocam raiva e frustração com o discurso ambientalista, cujas medidas exigidas afetam as suas atividades agrícolas.
Embora eu defenda a necessidade de proteger o meio ambiente e a qualidade dos alimentos, expresso AQUI a minha simpatia pela causa dos nossos agricultores familiares, que asseguram que haja sempre comida nas nossas mesas.

Kommentare

  1. Tudo o que se faça, de forma pacífica, a fim de melhorar a vida e o bem estar das famílias, terá sempre, o meu apreço e solidariedade. Força amigos tratoristas.

    Cumprimentos

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. A minha simpatia pela causa dos nossos agricultores não é suspeita: não conheço nenhum agricultor. Conheço sim, alguns dos discípulos de Greta Thunberg e o seu radicalismo‼

      Saudações de Düsseldorf 💚

      Löschen
  2. Suponho, Teresa, que se substituírem o roundup por um fertilizante menos agressivo para a terra, talvez eles também saiam beneficiados. Mas têm de ser informados. O que acontece com os agricultores, lá como cá, é que se proíbe determinada substância sem explicação consistente nem mecanismos de substituição que permitam continuar a produzir. Que há um facto indesmentível, nos nossos dias, tudo precisa de cura, ou as mesas correm o risco de ficar vazias ou quase. A agricultura biológica, em grande escala, não sei se se aguenta. Digo eu que pouco entendo. Mas se ninguém fizer nada a terra empobrece cada vez mais. O roundup mata tudo.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Para algum dos meus amigos é uma afronta eu apoiar os agricultores, porque também são da opinião que o roundup mata TUDO‼ Embora estivesse uma hora na rua, à espera do autocarro, por causa do manifestação dos agricultores, não me importei. Enquanto, via passar o cortejo dos tratores agrícolas, pensei que as exigências do partido Verde está a tomar proporções gigantescas e absurdas‼

      Löschen
  3. As coisas estão mesmo complicadas :/

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. É um eufemismo definir o problema como complicado‼

      Löschen
  4. Nós somos o que comemos. E estamos a ser endrominados pelas grandes e poderosas empresas. E continuaremos a ser porque o $$$ fala mais alto.
    A OMS disse que um dos ingredientes do Roundup, o glifosato, é “um possível cancerígeno”, mas parece que Monsanto – fabricante do Roundup, “alterou” os dados resultantes das pesquisas científicas. Surprise!!!
    Somos apenas marionetas neste mundo que pertence a meia dúzia. Teremos que nos precaver tanto quanto possível para continuarmos saudáveis, porque ninguém o fará por nós.
    Tu chamas fanáticos aos seguidores da miúda. Quem sabe se não terão razão, já pensaste? Nós somos ecológicas de nome apenas? Eles são ecológicos de facto

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Greta Thunberg NUNCA falou em adubos. A sua ira vai para os aviões, carros, navios. NÃO tenho nada contra a jovem sueca. No início, simpatizei com o movimento. Entretanto, o ramba-samba à volta dela é que me enerva, porque não tem nada a ver com o salvamento da terra. Era uma boa altura da Greta regressar ao seu país e frequentar a escola, penso eu.

      Löschen
  5. E faltou acrescentar: o Canadá apoia a utilização do glifosato, tanto quanto sei. O que não agrada a muita gente. Neste caso estou a suspeitar de que talvez o Ministério de Saúde do Canadá não esteja bem a par das possíveis consequências nefastas deste produto.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Tanto o Ministério de Saúde do Canadá como o da Alemanha estão bem a par das possíveis consequências nefastas do glifosato. O problema é, que é quase impossível alimentar a população com produtos biológicos.

      Löschen
    2. É evidente que os ministérios têm conhecimento dos resultados das pesquisas... o que me preocupa é como estão a reagir...

      Löschen
    3. Alemanha eliminará uso do glifosato no fim de 2023!!

      Löschen
  6. Curiosamente publico hoje uma carta de pais verde convertidos aos filhos.
    Vale a pena ler.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Uma carta que eu apoio absolutamente‼
      Os discípulos de Greta Thunberg veem de famílias ricas, cujos pais e avós os levam de carro ao liceu ou às manifestações de sexta-feira, caso eles próprios não tenham carro.

      Löschen
  7. Tudo o que seja extremista torna-se obsessivo, qualquer dia não podemos comer nada porque tudo é perigoso.
    Defender os pequenos produtores é uma boa causa mas eles também devem ajudar na luta, há fertilizantes menos agressivos que outros!

    Abraço

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Os pequenos produtores querem o diálogo. Eles próprios sabem que o glifosato é nefasto. O partido Verde está cada vez mais fundamentalista, e não está interessado em ouvir os agricultores familiares, e isso é muito mau.

      Sou contra todas as ditaduras sejam elas da esquerda ou da direita ou ecológica‼‼

      Löschen
  8. VAI a tua simpatia pela causa dos vossos agricultores familiares, que asseguram que haja sempre comida nas vossas mesas.

    AQUI a minha pena vai para os nossos agricultores familiares, que não conseguem pôr nada na nossa mesa

    A PAC não deixa
    tractores? venderam-os todos!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Os agricultores da região do Norte de Portugal asseguram que haja sempre comida na minha mesa, quando me encontro na cidade invicta!!!

      Löschen

Kommentar veröffentlichen