CICLO SOPHIA E AS ARTES


Sophia de Mello Breyner Andresen revelou desde sempre uma atenção emocionada às relações entre a arte da palavra e as outras artes. Da música à dança, passando pela pintura, pela escultura ou pela arquitetura, a presença das artes é recorrente na sua obra quer no plano temático quer a nível das formas e dos ritmos. O ciclo Sophia e as Artes, que comemora o centenário do nascimento de Sophia, será constituído por cinco sessões distribuídas pelos meses de Novembro e Dezembro. As quatro primeiras sessões dedicar-se-ão a fazer dialogar a obra da poeta com uma arte, ou área artística: "Sophia e a Música”; "Sophia e a Dança”; "Sophia e as Artes Plásticas”; "Sophia e a Forma”. Para esse diálogo foram convidados dois oradores, especialistas na obra de Sophia e na arte escolhida para a respetiva sessão. A última sessão deste ciclo será preenchida pela performance das artistas ANGELICA E VUDUVUM, uma proposta inédita, concebida para esta celebração.

Museu de Serralves | Biblioteca Municipal Almeida Garrett 

Kommentare

  1. Continuas, no teu firme e louvável propósito, em divulgar os acontecimentos culturais que vão acontecendo na Cidade do teu coração. Parabéns, por isso!

    Solidária nessa meritória divulgação, deixo-te um abraço.

    AntwortenLöschen
  2. * acontecimentos que vão acontecendo...enfim, falta de atenção.
    :)

    AntwortenLöschen
  3. Sugestão
    ler Sophia numa sessão
    aí numa embaixada,
    porque não?

    lembro, à data
    um teu comentário

    Assim
    como reza aqui

    «Aguardo as "Homilias Dominicais" com ansiedade.

    A Sophia é uma autora desconhecida na Alemanha, porque a sua obra não está traduzida em alemão, enquanto que, alguns livros do filho estão traduzidos em alemão.

    10 de janeiro de 2019 às 01:36 »

    AntwortenLöschen
  4. Era uma mulher muito linda.

    AntwortenLöschen
  5. É uma artista por dentro e por fora!

    Abraço

    AntwortenLöschen
  6. Sophia de Mello Breyner Andresen, uma das mais ilustres escritoras, figura ímpar da cultura portuguesa

    A fim de comemorar e homenagear os 100 anos do seu nascimento, nada melhor, nada melhor que a iniciativa aqui, brilhantemente anunciada e lembrada pela Teresa. Bem haja por tão oportuna publicação.
    .
    Cumprimentos poéticos

    AntwortenLöschen
  7. Estive presente numa homenagem feita na Gulbenkian; foi a vez do Porto prestar culto à sua poeta. Afinal ela escreveu muito sobre as casas que habitou e uma era no Porto.

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

O que ando a ler?

pensamento inacabado

Guardador dos restos do Templo de Poseidon