DE AMOR NADA MAIS RESTA QUE UM OUTUBRO | Natália Correia


De amor nada mais resta que um Outubro
 e quanto mais amada mais desisto:  
 quanto mais tu me despes mais me cubro 
 e quanto mais me escondo mais me avisto.

 E sei que mais te enleio e te deslumbro
 porque se mais me ofusco mais existo. 
 Por dentro me ilumino, sol oculto, 
 por fora te ajoelho, corpo místico.  

 Não me acordes. Estou morta na quermesse
 dos teus beijos. Etérea, a minha espécie 
 nem teus zelos amantes a demovem. 

 Mas quanto mais em nuvem me desfaço
 mais de terra e de fogo é o abraço 
 com que na carne queres reter-me jovem.  

 Natália Correia, in «Poesia Completa» 

Kommentare

  1. Um belo Soneto que nos diz ser a sua autora, muito mais do que carne, desejo, sexo e lascívia.
    Aqui, vemos uma Natália Correia muito mais alma e misticismo!
    Não conhecia e gostei muito.

    Inicias bem a semana, Teresa!
    Boa semana, então.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Embora este POEMA seja um dos meus favoritos, amo a POESIA de Natália Correia muito mais pela carne, desejo, sexo e lascívia do que pela alma e misticismo. Uma amiga íntima do nosso amigo Carlos.

      Beijinho imperfeito 💚 sem qualquer misticismo!!

      Löschen
  2. Isto fez-me lembrar que do amor que os portugueses tiveram a José Sócrates (e foi muito) nada mais resta que um Outubro.
    Esteja inocente ou não, vá a julgamento ou não.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Um comentário que merece 5 estrelas!!
      Uma história que causa irritação, esteja inocente ou não, vá a julgamento ou não. Um caso ainda mais absurdo do que o BREXIT.

      Löschen
  3. Dispo-me para os teus olhos vidrados
    em mim. Diz-me o que vês tu
    Talvez vejas uns lábios cansados
    E um coração vestido . . . de nu
    ..........
    É maravilhosa a poesia de Natália Correia. Adorei ler

    Cumprimentos

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. AMO a poesia de Natália Correia.

      Adoro todo o coração vestido . . . de nu 💚

      Löschen
  4. Natália Correia nunca desilude!

    Abraço

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Natália Correia NUNCA desilude como Mulher de Letras‼ E como mulher política também nunca te desiludiu, Leo?!

      Abraço poético 🍀

      Löschen
  5. Não é a minha poetisa preferida, mas tenho a sua poesia reunida. Tem poemas bonitos. E era poeta a pensar e a viver. Honra lhe seja feita.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Natália Correia é uma das minhas poetisas preferidas, ou, mais precisamente, admiro toda a sua obra‼ Uma das maiores intelectuais portuguesas.

      Löschen
  6. O Poema é magistral. A imagem deslumbrante. Adorei :))


    Hoje, do Gil António :-O amor e a sua ausência

    Bjos
    Votos de uma óptima Noite.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Embora eu prefira imagens menos coloridas, também acho esta imagem deslumbrante. Quase tão deslumbrante como a POESIA de Natália Correia‼

      Não sinto a ausência do meu amor, sinto sim, a ausência do Gil António‼

      Saudações de um Düsseldorf frio, chuvoso e triste como o dia 🌚

      Löschen
  7. Lindo poema
    Gostei
    Bjs
    Kique

    Hoje em Caminhos Percorridos - Amor... Estou sem cuecas

    AntwortenLöschen
  8. Uma mulher controversa, sem medos, sem receio, o que hoje se chama politicamente incorrecta.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Uma MULHER disposta a "reconstituir um mundo"‼

      Löschen
  9. Lindo... uma bela escolha, a das palavras de Natália Correia, palavras de coragem, de afirmação, documentadas por uma imagem que me faz pensar no que gosto do Outono... e este ano, ainda não tive oportunidade de ver... ruas cobertas por folhas de "fogo"

    Um beijo, bom fim de semana prolongado

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. De facto, a escritora açoriana reserva na sua obra palavras de coragem, de afirmação, a procura cega pela liberdade e o questionamento dos sistemas de poder, sobretudo o patriarcal.

      Beijinho outonal 🍁 aguardando ansiosa o seu regresso, querido amigo‼

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Jo Nesbø: Ciúmes

interlúdio musical