Toni Morrison 1931–2019
No seguimento da publicação anterior e mais depressa do que poderíamos imaginar, ficou comprovada a relevância do tema, embora a minha intenção fosse mostrar a fotografia de uma exposição nas Galerias Reais de Ostende || Koninklijke Gaanderijen. “A verdadeira função do racismo é o distraimento. Ele obriga-te a explicar, uma e outra vez, a tua razão de existir.” A citação completa é esta: “The function, the very serious function of racism is distraction. It keeps you from doing your work. It keeps you explaining, over and over again, your reason for being. Somebody says you have no language and you spend twenty years proving that you do. Somebody says your head isn’t shaped properly so you have scientists working on the fact that it is. Somebody says you have no art, so you dredge that up. Somebody says you have no kingdoms, so you dredge that up. None of this is necessary. There will always be one more thing.” "A verdadeira função do racismo é o distraimento. Ele obriga-te
Chegamos a pensar que não. Eu por exemplo. :((
AntwortenLöschenBjos
Votos de uma óptima Terça - Feira.
A fé é, por certo, um dom, uma graça divina.
LöschenÀs vezes, gostava de acreditar em Deus.
Votos de uma abençoada quarta-feira.
Não se esconde, nós é que o queremos como guarda-costas de tudo o que de mal naturalmente nos pode acontecer, assim não haveria fé, haveria provas claras como o Sol que nos ilumina. Ardeu uma parte da história do Homem, mas não ofuscou nem um pouco a mensagem de Cristo, que não mora num templo de pedra.
AntwortenLöschenUma pergunta banal.
LöschenUma resposta inteligente.
Ainda não tenho palavras para tamanha catástrofe :/
AntwortenLöschenJá houve catástrofes muitíssimo mais graves!!!
LöschenExiste,
AntwortenLöschennão se esconde
mas está
onde?
Está apenas fora do mundo, contente de ser em Si mesmo o mais sapiente e omnipotente 👼
LöschenFiquei muito chocado ao saber desta desgraça !!!
AntwortenLöschenÀs 00:00 de hoje no Pacto as fotos são da Catedral, em 2010, quando passei por Paris !
Afinal, a desgraça não foi assim tão grande.
LöschenCom ou sem a ajuda de Deus, as fotografias da Catedral Notre-Dame de Paris com a tua HP 850 Photosmart são absolutamente fantásticas.
Dieser Kommentar wurde vom Autor entfernt.
AntwortenLöschenComo eu gostaria que ficasses aqui até às calendas gregas, a dissertar sobre o teu ponto de vista.
LöschenSabes que já tinha saudades tuas, Kim? Beijos da amiga de sempre e até breve:-*
Os homens querem ser livres, mas depois, se o mal acontece , viram-se contra um deus guarda costas da humanidade, vista globalmente e em cada homem, deus esse que não cumpriu a função. Esse é o deus que, decerto, nunca existiu.
AntwortenLöschenSim, em certo sentido pode dizer-se isso: frente à liberdade humana, Deus não está disponível como guarda costas da humanidade. A sua função é simplesmente estar no céu a tocar harpa 👼
LöschenQuando muitas coisas boas acontecem, os homens e as mulheres esquecem-se de praticar a gratidão. Quando algo de mal acontece... eles e elas têm que culpar alguém ou “confirmar” que Deus, afinal, não existe. E expressam-se de uma forma tão veemente como se fossem detendores/as da verdade absoluta e não se tratasse “apenas” da sua opinião.
AntwortenLöschenComo não sou detentora da verdade, sou simplesmente agnóstica desde os 15 anos 👼
LöschenAgnóstica ou ateia?
LöschenClaro que sou agnóstica.
LöschenNão te esqueças, Catarina, que estudei Filosofia. Os filósofos sabem que não há uma verdade absoluta.
A razão por que te fiz essa pergunta é que para se chegar a essa afirmação tão peremptória – o de seres agnóstica aos 15 anos - requer maturidade intelectual. É um processo longo que passa por muita introspeção, reflexão, análise, estudo... Pensei que como te consideraste agnóstica nessa idade, o processo teria começado alguns anos atrás quando eras ainda uma criança e não no início da adolescência altura em que se processa de uma forma mais marcante o desenvolvimento cognitivo, individual, o pensamento multidimencional...
LöschenA definição mais generalizada de agnosticismo é que, de facto, não se consegue provar com dados concretos que não há Deus (ou deuses ou outras divindades) e não se consegue provar que Ele existe.
Sim, a verdade absoluta não existe. Aliás até existe para alguns, ou seja, “é uma verdade absoluta que a verdade absoluta não existe”. : ))
As pessoas podem chegar a essa conclusão na vida real sem recorrer aos estudos dos grandes filósofos. Basta terem um espírito mais inquisidor/analítico. Perante uma mesma situação, cada pessoa interpreta de acordo com aquilo que pensa ver, que pensa ter ouvido, e dependendo da sua experiência de vida e dos seus antecedentes culturais e, eu diria, dependendo do seu estado emocional do momento. Num grupo de 10 pessoas poderemos ter várias verdades sobre a mesma situação que foi observada por todos, no mesmo local, à mesma hora. Isto em termos muito simplistas.
E para terminar , lembrei-me desta famosa citação de Einstein: “A ciência sem a religião é deficiente, a religião sem a ciência é cega.”
Boa Páscoa!
Cinco estrelas para teu inteligente comentário, Catarina.
LöschenDeus fugiu de mim aos 15 anos quando li " O DRAMA DE JOÃO BARROIS" de ROGER MARTIN DU GARD. Um romance que resume em si toda a angústia do pensamento moderno.
: )
LöschenNão quero que os meus leitores estejam de acordo comigo. Quero sim, respostas inteligentes. Muitíssimo obrigada pela tua participação, CATARINA 🌻
LöschenCinco estrelas para o comentário da Catarina!!!!
AntwortenLöschenConcordo até um certo ponto com o comentário da Catarina, Pedro. Embora acreditar ou não em Deus, não tem nada a ver com a gratidão ou ingratidão, pelo menos no meu caso 👼
LöschenNão tenho para mim verdades absolutas, por isso me mantenho agnóstico, não por conforto ou preguiça mental, mas por ser a única resposta que a minha razão me dá.
AntwortenLöschenNão invalida que ao longo da minha existência não me tenha confrontado com situações tão inverossímeis, tão mágicas, tão genuinamente coincidentes, que, por vezes, me tenham levado a pensar que Ele tinha que estar por ali... mas que por honestidade intelectual logo afasto.
PS: a blogosfera dá-nos momentos verdadeiramente gratificantes. O comentário de Carlos Faria foi um deles!
Ematejoca, parabéns, como de um post banal surgiu tanta luz...
NUNCA fui confrontada com situações, que me tenham levado a pensar que Ele existe, antes pelo contrário.
LöschenVerdadeiramente gratificante é ler as análises literárias do Carlos Faria.
A minha ideia é, que a comunicação entre os meus leitores traga luz a um blogue pouco iluminado.
Sou, apesar de tudo, uma pessoa de fé! Acredito que nada acontece por acaso! Mas a verdade é que o mundo fica mais pobre...
AntwortenLöschenBeijinhos molhados :)))
Aqui: 💕 Vem... Lambuza-te em mim 😋
Ontem, durante o jantar de aniversário estavam presentes as minhas amigas Petra e Dagmar, que se conheceram no coro de uma igreja luterana. A relação entre elas é tão importante e perfeita como a tua relação com a Márcia. Acredito no amor 💓
LöschenNão tenho a pretensão de saber o que faz um deus. Ou, de humanamente o criticar. Ainda que por vezes me queixe, sempre penso que as minhas queixas não são justas. Ter nascido já foi sorte que nunca pagarei.
AntwortenLöschenTanto barulho para nada!!!
LöschenEstou muitíssimo grata aos meus pais por ter nascido, e não a um deus desconhecido.
Enquanto discutimos se haverá um Deus no céu, na terra, não existem dúvidas, existe e não se esconde; chama-se Pinto da Costa e é o presidente do FC Porto.
AntwortenLöschenA esta hora correm por aí dois boatos:
1 - Consta que o motorista de Pinto da Costa se descuidou e deixou o combustível na reserva. A esta hora, não existe na cidade do Porto, ponto de abastecimento cuja fila seja inferior a 3 horas de espera. Pinto da Costa está desesperado, pois corre o sério risco de ver o jogo com o Liverpool pela televisão. Entretanto já mandou o líder dos Super Dragões tratar pessoalmente do assunto…
2 - Consta que existe um acordo secreto com o Sporting: o Sporting perde o último jogo do campeonato no Dragão e o Porto deixa o Sporting ganhar a final da Taça de Portugal.
PS: um destes boatos foi inventado por mim ….adivinhem qual !
O primeiro boato tem muita piada, mas é falso!!!
LöschenO segundo boato não tem piada, mas é verdadeiro!!!
Ultimamente, quando entro no teu blogue, Teresa, só me lembra um típico café-bar de uma Vila de província. Há mesas onde pessoas debatem sensatamente os temas da actualidade, noutra mesa no canto, sussurram-se anedotas e piadas picantes.
AntwortenLöschenEm dias de futebol, há mesas onde se inventam boatos em jeito de picardia. Por vezes acontecem tertúlias poéticas e, não raras vezes, lá vem uma ovelha ranhosa discordar de tudo...sem opinar sobre nada. Um regabofe!!...
Beijos, com voto de uma Páscoa doce. :)
A dona deste café-bar tem muita elegância, vai a todas as mesas e conversa, brinca, insinua-se.
LöschenA todos trata com elevação, mesmo discordando.
Um regabofe é uma festa em que se come e bebe à farta, e isso é mais próprio de tascas e casas de pasto.
Joaquim Ramos, eu sei do procedimento da elegante dona deste café-bar, uma excelente anfitriã que peca por ser demasiado permissiva, referia-me a mim...quem vem fazer o regabofe...sou eu!!! Isto para seu sossego.
AntwortenLöschenAi, muito bom o teu comentário, querida JANITA, ahahahah!!! Rir curou o meu desgosto pela derrota do meu FCPORTO, embora os 4 golos do FC Liverpool ainda os sinta no estômago.
LöschenTu sabes muito bem, que aceito todas as críticas e opiniões, isso não quer dizer, que eu mude a minha maneira de pensar ou de escrever.
Desejo-te uma quinta-feira santa com muito humor e dinamismo:-*
A JANITA é uma amiga desde o início da minha carreira blogosfera, portanto todas as suas críticas são bem vindas. Ou mais precisamente, o *ematejoca* ama a diversidade de opiniões e comentários. Como não me interessa de agradar a gregos e troianos, vou continuar a escrever AQUI o que me der na gana.
LöschenElegante estava eu ontem à noite no jantar de aniversário da Karin. Lamento que o Joaquim Ramos não estivesse presente para admirar a minha beleza e elegância.
Esta noite vou ver o jogo Eintracht Frankfurt contra o BENFICA e torcer pela equipa PORTUGUESA:-*
Dos blogues, que nunca abandonei, ficaram-me algumas amizades. Umas transformaram-se em carne e osso e outras continuam virtuais, mas não menos agradáveis e interessantes. Estás nesse lote e também eu tenho saudades.
LöschenAinda quanto à questão de Deus, para mim o essencial resume-se a isto; Se Deus existe, no Juízo Final vai-me perdoar, pois foi ele que me deu a inteligência para nele não crer. Basta juntar alguns pontos, a começar pela evolução do homem, para cair por terra a sua existência.
Além disso, de que serve acreditar em Deus nas horas más, quando nas boas se é um verdadeiro filho da "mãe"!
O meu Deus sou eu, que tento e vou conseguindo ser todos os dias um ser humano vertical, justo e bondoso, de modo a que todos os dias me deite com a consciência tranquila, sem recriminações alguma. E devo dizer-te que raramente me deito com alguma intranquilidade, apesar de haver sempre aspectos a melhorar.
Quando eu andava no seminário, fui habituado a todos os dias fazer um exame de consciência e não perdi esse hábito. Ainda hoje o faço e julgo que nem tenho inimigos.
Respeito todos os credos e sinto que todas as religiões se resumem apenas a uma palavra - FÉ!
É bom que o homem acredite em alguma coisa, mesmo acreditar que não acredita!
Beijinho grande para ti!
No céu eu não sei como ele também não
AntwortenLöschensabe se aqui na terra tem gente honesta,
pelo menos na política da minha terra...
Beijos.