O que é a osteopatia?



Terapia criada por Andrew Taylor Still 1828-1917, baseada na teoria de que o corpo é capaz de criar os seus próprios medicamentos contra doenças quando está equilibrado na sua estrutura e conta com condições ambientais favoráveis e nutrição adequada [Utiliza métodos tradicionais da medicina para diagnóstico e tratamento, embora dê maior ênfase aos métodos mecânicos e manipulativos de detectar e corrigir falhas na estrutura corpórea.]. 


Na primeira consulta é feita a anamnese completa: o que a trouxe ali, os antecedentes e historial clínico. O espaço entre consultas é de oito a dez dias para dar ao corpo a hipótese de se regenerar — esse é um dos princípios da osteopatia. A minha primeira consulta durou hora e meia e custou €60.

Kommentare

  1. Uma publicação bastante interessante!

    Beijinhos*

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Evito escrever aqui sobre o meu quotadiano, Andreia, a não ser que se trate da minha vida cultural. Ontem foi a minha primeira consulta e fiquei de tal maneira encantada com o método do Tobias Stein, o meu osteopata, que não resisti de escrever aqui sobre o assunto.

      Löschen
  2. r: Os filmes nunca vi, mas quero fazê-lo :)
    Obrigada*

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Claro que os filmes não são a mesma coisa do que ler a obra, no entanto, adoro filmes policiais.

      Löschen
  3. Para além dos médicos que me receitam fármacos adequados à patologia, nunca conheci alguém que me tenha melhorado substancialmente. Mas acredito que haja ou possa haver gente dessa qualidade extra. Não me calharam na rifa.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Não há estudos que comprovem a eficácia desse tipo de tratamento, só que eu não estou doente. A minha visita ao osteopata, Tobias Stein, foi mera curiosidade e dores leves nos ombros e no pescoço.

      Löschen
  4. Tenho um amigo que é osteopata.
    Agora está na Madeira.
    Bjs, bfds

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Em sentido literal, osteopatia significa doença dos ossos.
      Há alguém que sofra dos ossos num clima divino como o da Madeira?

      Löschen
  5. Tenho ideia que já há hospitais públicos onde se pode ter acesso a algumas das chamadas medicinas alternativas, tais como a acupunctura e a osteopatia. É um tema que me interessa mas preciso de ler mais sobre ele.

    Beijinhos ricos em cálcio
    (^^)

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Não acredito muito nas medicinas alternativas, mas fiquei encantada com as mãos do Tobias Stein, porque já não tenho as dores nos ombros e no pescoço, provocadas pelo imenso tempo que passo sentada à secretária.

      Beijos da amiga que continua a arder...

      Löschen
  6. Eu tenho uma teoria sobre as maleitas, o estado geral das pessoas e o que se pensa das consequência da "velhice", entendida como idade (BI).
    Ora para mim, muito mais que a idade, o importante e decisivo é o estado geral resultante da ausência de doenças tidas como habituais a partir de certa altura !
    Uma boa (saudável e frugal) alimentação , se necessário acompanhada com suplementos vitamínicos ou alimentares e exercício físico, pode atrasar significativamente "esses" sintomas atribuídos à idade (B.I) , assim como inversamente, certas "doenças" (depressão, hipertensão, diabetes, excesso de peso) correntes, poderão fazer ocorrer "esses" sintomas, erradamente atribuídas ao BI.
    Quero com isto dizer, que tanto se pode ser "velho" aos 80 (BI) como aos 50 (BI) !!!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Mas aos 50 anos há mais a possibilidade da regeneração.

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Jo Nesbø: Ciúmes