Ópera dos Três Vinténs


"Agora ouvirão uma ópera. Porque ela foi planeada de forma tão pomposa, como só um mendigo poderia sonhar, e porque ela deveria ser tão barata, que até os mendigos possam pagar, ela chama-se A Ópera dos Três Vinténs."

Em 31 de Agosto de 1928 estreava no teatro Schiffbauerdamm, em Berlim, a Ópera Dreigroschenoper ( Ópera dos Três Vinténs) de Bertolt Brecht com música de Kurt Weil, inspirada na Beggar's Ópera (Ópera do Mendigo) de John Gay.
Nem o libreto, nem a música estavam prontos na véspera da estreia, de forma que todos apostavam no seu fracasso. O nome da obra foi decidido poucos minutos antes de se abrir a cortina. O texto definitivo só ficou pronto em 1931. Apesar disso, o sucesso foi estrondoso, tanto na Alemanha como no estrangeiro. Em 1933, os nazistas tiraram a peça do cartaz.

A nova encenação de Andreas Kriegenburg no Central, em Düsseldorf, conta de uma forma grandiosa, a história de Mackie Messer e o seu amor pela Polly, a filha do inimigo J.J.Peachum, mais conhecido pelo Rei dos Mendigos. Enquanto este, vestia a sua gangue de deficientes ou simplesmente mendigos e os mandava pedir esmolas; Mackie, por seu lado, explorava uma linha mais dura: assaltos e prostituição.

A crítica social ainda é pertinente em relação aos tempos actuais.

Kommentare

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

pensamento inacabado

Guardador dos restos do Templo de Poseidon