Reunificação da Alemanha


Há 26 anos, efetuou-se a reunificação da Alemanha — o acontecimento mais importante da história alemã pós-Guerra.

Kommentare

  1. Até o 'L' está com problemas sobre a reunificação :))

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Uma das cidades da antiga Alemanha Oriental onde protestos pacíficos levaram à queda do Muro de Berlim em 1989, Dresden é hoje reduto do Pegida, movimento populista de direita, de viés xenófobo, que protesta semanalmente contra a política migratória da minha amiga Angie.

      Em Düsseldorf tudo encaixa em perfeição, até o meu coração.

      Mil beijinhos de agradecimento, António.

      Löschen
  2. Da História da Alemanha e até da Europa, com o que tudo se lhe seguiu e quiçá do mundo (indirectamente) por toda uma nova ordem mundial !
    E incrível como a Alemanha conseguiu "absorver" todo o impacto, à partida negativo e se veio a tornar na potência que é hoje, apesar disso !

    Beijo :)

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. A Alemanha na Europa tornou-se um pouco como os EUA no mundo: a potência indispensável. Ela é grande demais e bem-sucedida demais para ser amada pelo povo português.

      Numa crónica do nosso amigo Carlos, li o seguinte comentário: "Espero que em Portugal se abatam os alemães que cá vivem, com tratamento igual para a Alemanha."

      Fiquei de tal maneira triste, a minha filha mais velha vive em Portugal, que já não tenho vontade de visitar, no Outono deste ano, a minha pátria.

      Beijinho de uma alma alemã.

      Löschen
  3. Parabéns...
    E já agora como está o Die Linke?

    Abraço aos meus camaradas!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Parabéns pela reunificação alemã? Não!

      Mesmo tanto tempo após a reunificação da Alemanha em 3 de Outubro de 1990, prosseguem as diferenças e debates entre os dois lados da Alemanha. A entrada de mais de um milhão de refugiados na Alemanha no ano passado inflamou as tensões sociais, no leste do país, onde está Dresden. Com discurso anti-imigração, populistas de direita vêm impondo neste ano duros reveses ao partido de Angela Merkel nas últimas eleições.

      Abraço dos camaradas alemães, cujo partido vai de vento em popa...

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!