Old Filth de Jane Gardam


 A nova It-Girl da literatura inglesa chama-se Jane Gardam e tem quase noventa anos. O seu herói, Sir Edward Feathers, é um juíz velho e gago, um homem irrepreensível em peúgas amarelas.
 Recomendo a leitura da trilogia Old Filth que reúne três romances cuja publicação se estendeu praticamente ao longo de uma década. O primeiro volume dá o título à própria trilogia e foi inicialmente publicado em 2004 na Chatto & Windus, a mesma editora que publicaria a primeira edição do segundo tomo em 2009, intitulado The Man with the Wooden Hat. Em 2013, sairia Last Friends no grupo Little, Brown, o mesmo que com a chancela Abacus tem publicado em paperback as sucessivas reimpressões dos dois primeiros volumes, assim como da trilogia completa. 
No próximo encontro do Círculo Literário, em Duisburg, no dia 30 de Setembro de 2016, vamos falar do segundo volume da triologia The Man with the Wooden Hat.

Kommentare

  1. Vou guardar e recomendação que me parece bem interessante. (Haverá em Português? Eu leio em inglês, mas o resto da família nem tanto... Vou procurar.)

    Beijinho.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. O melhor é ler o livro na língua original, Graça.

      Beijinho e boa semana.

      Löschen
  2. Com muita pena minha, não está publicado em português, porque a sugestão parecia-me boa. Pronto, OK, pode parecer preguiça não ler livros em inglês, mas na verdade demoro o triplo do tempo e não me dá metade do prazer, com a preocupação de entender bem o que leio... Se às vezes em português já é difícil, então imagine-se noutras línguas... ;)

    Beijocas

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Miguel Esteves Cardoso escreveu no Público uma crónica sobre a Jane Gardam, no entanto, penso que ele leu a trilogia em inglês.

      Beijocas e boa semana.

      Löschen
  3. Teresinhamiga

    Não conheço nada da Jane Gardam mas depois do que dizes vou tentar passar a conhecer. Nem sequer sei se tem obras traduzidas em Português. Seria óptimo se houvesse porque o meu inglês não é famoso sobretudo para ler ficção e outros.

    Por isso muito obrigado pela informação.

    Noutro registo: ando um tanto preocupado desde que a minha médica de família me disse que eu podia ter Parkinson. Pensei até em deixaar de escrever antes do diagnóstico final. Escrevi um imeile a dar conta dos meus medos; não o devia ter feito, tantas foram as reacções (felizmente boas e amigas) Renegando o que disse voltei à blogoesfera que é uma excelente terapêutica ocupacional. Por isso, peço-te desculpa deste roubar do teu espaço, mas é apenas um desabafo...

    kleine Käse do Leãozão

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Há sempre uma boa romancista inglesa para descobrir. A última é Jane Gardam.

      Oftmals treffen einen Krankheiten völlig unerwartet. Den Betroffenen wirft die Krankheit aus der Bahn, reißt ihn aus dem Alltag heraus. Auch wenn man als Außenstehender in so einer Situation nicht wirklich helfen kann, möchte ich dennoch gute Besserung wünschen und Mut machen, lieber Henrique.

      Löschen
  4. Vou procurar no google se já há tradução para português...

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Segundo a pesquisa da Teté não está publicado em português.

      Löschen
  5. Parece que não há versão portuguesa.
    E, confesso a preguiça, não gosto de ler em inglês.
    Boa semana

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Eu prefiro ler os livros na língua original.

      Löschen
  6. Fiquei curiosa mas aguardo a versão portuguesa :)

    Blog LopesCa | Facebook

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Jane Gardam também é autora de literatura infantil e juvenil.

      Löschen
  7. Depois de ler este post fiz a requisição online. The man in the wooden hat e Last friends já estão na “minha” biblioteca para serem levantados e o Old filth está a caminho. Vou esperar por este último para os ler em sequência.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Já li o primeiro e o segundo volume da trilogia, sendo o Old Filth o meu preferido. Entretanto, fiz a requisição na minha biblioteca para o último volume "Last Friends".

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!