Neve Sobre os Cedros


Em “Neve Sobre Os Cedros” (Snow Falling On Cedars, 1999), o realizador Scott Hicks narra um período da história dos Estados Unidos que muitos americanos prefeririam esquecer. O filme é um retrato do preconceito étnico contra os nipo-americanos depois do ataque dos japoneses a 
O filme mostra os conflitos raciais desencadeados pela Segunda Guerra numa aldeia de pescadores da Costa da Califórnia. O amor proibido entre Ishmael (Ethan Hawke) e Hatsue (Youki Kudoh) que se conhecem desde crianças e se apaixonam perdidamente, aproxima as duas culturas.
Com uma fotografia belíssima, que rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Fotografia, e um tratamento de luzes maravilhoso, “Neve Sobre Os Cedros” transcorre no formato de flashbacks e vai esmiuçando seu enredo conforme os personagens vão sendo chamados a depor no julgamento de Kazuo, o marido de Hatsue.

Publicado em 1995 e muito elogiado pela crítica, o romance
“Snow Falling on Cedars” foi traduzido para 30 idiomas.
As suas raízes têm origem na vida de seu autor, David Guterson, que explica: “O livro nasceu da história da minha própria comunidade em Bainbridge Island, onde vivi nos últimos 15 anos. Muitos dos japoneses-americanos que moram lá estiveram em campos de concentração em 1942.”

Kommentare

  1. Fiquei cheia de vontade de ler...
    Obrigada.
    bjs

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Vale a pena ler o romance de David Guterson, papoila, assim como ver o filme de Scott Hicks com excelentes actores, mesmo os actores secundários.

      Löschen
  2. Teresinhamiga

    Os extremismos e o apatheid são sempre muito lamentáveis. Escreva-se no lugar de nipo-americanos, palestinos, gregos, afro-americanos e muitos mais e constará-se-á que a desgraça e o ostracismo são os mesmos. Detesto extremismos!

    kleine Käse - Leãozão

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Leãozão, logo que não me detestes, tudo bem.

      Löschen
  3. Os americanos de origem japonesa passaram um mau bocado após a Guerra, ematejoca.
    Paga sempre o justo pelo pecador.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. O ataque dos japoneses a Pearl Harbor destruiu 11 navios e 188 aviões, além de causar a morte de 2403 militares norte-americanos e 68 civis, daí a raiva dos americanos contra os americanos de origem japonesa.

      Löschen
  4. Amores proibidas, conflitos raciais, culturas diversas, são sempre bons "ingredientes" para um bom resultado, neste caso, escritas com perfeito conhecimento de causa !

    Tenho ido muito pouco ao cinema nestes últimos tempos ! :(( ...

    Um Beijo, Teresa ! :)

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Os "ingredientes" são banais, Rui, mas tanto o romance como o filme são da melhor qualidade.

      Abraço-te com amizade.

      Löschen
  5. E agora que me abriste o apetite para ver o filme, o que é que eu faço? Ai, ai...

    Suponho que os americanos não são os únicos a terem partes da sua história que preferiam apagar. Portugal também não é exceção, com os descobrimentos (e atrocidades praticadas na colonização), a Inquisição e até outras historietas mais recentes. Já os americanos, desde a II GGM têm várias, como a caça às bruxas e as guerras que têm aprontado um pouco por todo o mundo., por exemplo.

    Beijocas

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Repito que os "ingredientes" são banais, porém, o romance e o filme são fabulosos.

      Todos os povos têm partes da sua história que preferiam apagar, no entanto, é bom não esquecer as atrocidades praticadas para não voltarem a acontecer.

      Beijocas

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!