A Flor do Sonho


A Flor do Sonho, alvíssima, divina,
 Miraculosamente abriu em mim,
 Como se uma magnólia de cetim
 Fosse florir num muro todo em ruína.

 Pende em meu seio a haste branda e fina
 E não posso entender como é que, enfim,
 Essa tão rara flor abriu assim!
 Milagre — fantasia — ou, talvez, sina —

 Ó Flor que em mim nasceste sem abrolhos,
 Que tem que sejam tristes os meus olhos
 Se eles são tristes pelo amor de ti?!

 Desde que em mim nasceste em noite calma,
 Voou ao longe a asa da minha’alma
 E nunca, nunca mais eu me entendi —

Florbela Espanca, in Livro de Mágoas

Kommentare

  1. Sabes que adoro os Poemas da Florbela Espanca ?...
    ... e não é por ser um "conhecedor" profundo das literaturas em prosa ou em verso, que não sou, mas ela exerce sobre mim um efeito algo estranho e sempre surpreendente, como neste caso em que não conhecia este !

    Um Beijo, Té ! :)

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. A tua visita ao meu jardim, RUI, dá-me tanto prazer como ler a POESIA de Florbela Espanca.

      Abraço-te com amizade!

      Löschen
  2. Que seria do mundo, sem as Flores de Sonho?
    E as asas de alma?, fugindo de nós

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. A tua alma de poeta, camarada Rogério, flore por todos os jardins.

      Löschen
  3. Passei por aqui e não resisto a deixar aqui um comentário. O poema é lindíssimo. Um verdadeiro bouquet de perfumes :)

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Bem-vinda, Miss Smile!

      Sorrisos são aqui sempre bem-vindos.

      Löschen
  4. A Florbela era uma poetisa espantosa, mas na realidade nunca se entendeu. Mesmo!

    Beijocas

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. No momento há uma ligação entre a alma da Florbela e a minha, querida Teté; também eu escrevo a realidade no Livro de Mágoas.

      Löschen
  5. O poema nem precisa de comentário - é Florbela Espanca e pronto. Agora a imagem que o ilustra é LINDA!!!

    Bom gosto e grande sensibilidade, ematejoca!

    Beijinhos

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Bom gosto e grande sensibilidade é um exagero, Graça, todavia agradeço.

      Infelizmente, somos um país de poetas que não lê poesia.

      Löschen
  6. Florbela Espanca é, de longe, a minha poetisa favorita.
    Basta ler este poema e percebe-se logo porquê.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Sempre tivemos grandes poetisas, Pedro, e a Florbela Espanca é uma delas.

      Löschen
  7. ~~
    ~ Também me identifico com o lado passional da incomparável poesia de Florbela, mas não com os seus desabafos taciturnos.

    ~ Admirada por homens da nossa época, os da sua geração não lhe perdoaram o talento. o espírito liberal e a emancipação.

    ~ Uma postagem que muito nos sensibiliza pela sua beleza!
    ~ Sonha muito, mas promete-me que nunca deixarás de ter os pés bem assentes no solo.

    ~~~~~~ Beijinhos. ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Um sonho é como um presente que damos a nós próprios e ajuda-nos a ultrapassar a dor, todavia, faz parte da minha maneira de ser e de estar no mundo, nunca me afastar da realidade.

      Abraço-te com amizade, Majo, agradecendo as tuas palavras.

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!