Tapeçarias em exposição


A exposição "Nós na Arte — Tapeçarias de Portalegre e Arte Contemporânea", inaugurada a 27 de Fevereiro de 2015 na Fundação Manuel António da Mota (Mercado do Bom Sucesso), traz, pela primeira vez, à cidade do Porto, alguns dos mais notáveis trabalhos de tapeçaria de Portalegre realizados desde a década de 1940 e muitos dos cartões originais executados por consagrados artistas nacionais e estrangeiros.

"Nós na Arte" é também uma exposição de pintura moderna e contemporânea que reúne nomes como Almada Negreiros, Camarinha, Le Corbusier, Vieira da Silva, Júlio Pomar, Cruzeiro Seixas, Cargaleiro, Graça Morais, Joana Vasconcelos, entre outros, revelando o interesse dos criadores contemporâneos por esta técnica e este suporte.

Paralelamente, ao visitante é dado a conhecer o inovador processo de tecelagem que atraiu artistas plásticos de várias gerações e permitiu a execução de complexas obras de arte em tapeçaria. Trata-se de uma iniciativa que tem por objetivo chamar a atenção para este património nacional bem como a necessidade da sua salvaguarda e valorização.

Todos os dias até 27 de Julho, com entrada gratuita, das 10h às 18h, excepto nos dias 5 e 6 de Abril, no renovado espaço do Mercado do Bom Sucesso, na Fundação Manuel António da Mota (Praça do Bom Sucesso, Porto).

Kommentare

  1. ~ Longe dos meus itinerários previstos. ~

    ~ ~ ~ Dias serenos. ~ ~ ~

    ~~Bjs~~~~~~~~~~~~

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. A cidade de Portalegre, situada na região do Alentejo, fica bem perto do Algarve, onde tu vives, Majo. Não é verdade?

      Desejo-te um Tempo de Páscoa muito feliz.

      Löschen
  2. Anonym4/02/2015

    Dia 14 irei para o Porto e não irei perder. Até porque gosto muito do mercado do Bom Sucesso
    Boa Páscoa
    Beijinhos

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Estou muito grata à minha amiga Beatriz por me ter obrigado a ir com ela ver a tapeçaria de Portalegre na Fundação Manuel António da Mota, que não conhecia.

      A NÃO PERDER, CARLOS!

      Löschen
  3. E mais uma achega publicitária. Tudo o que é português deve ser bem propalado.
    Fundação Manuel António da Mota (Mercado do Bom Sucesso) Nós na Arte — Tapeçarias de Portalegre e Arte Contemporânea

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Ao longo de décadas as Tapeçarias de Portalegre afirmaram-se como um produto de referência da nossa identidade cultural.

      Grata pelo vídeo, Ricardo, que ADOREI.

      Löschen
    2. Como disse não tens de agradecer !

      Löschen
  4. Deve ser bem interessante! Vou fazer um esforço para ir ver. Obrigada pela informação. É que eu corro mais para Lisboa - a minha terra...

    Beijinhos para uma Páscoa doce.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. A exposição Nós na Arte – Tapeçaria de Portalegre e Arte Contemporânea surge na sequência natural de uma exposição organizada há dois anos no Palácio de Belém, sobre Tapeçaria de Portalegre e como resposta à estratégia de descentralização cultural, que tem levado o Museu a assinalar a sua presença em todos os concelhos do país, através de múltiplas iniciativas culturais.

      Löschen
  5. Estivesse eu no Porto e de certo nao perderia.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Dos teares de Portalegre saem obras de arte únicas, Catarina, fruto do génio criativo dos artistas que produzem os cartões originais, da perícia das desenhadoras que transpõem para o desenho de tecelagem e da mestria das tecedeiras que executam com detalhe e rigor a obra final.

      Löschen
  6. Ora vê lá ! ... É preciso vires tu de tão longe para eu ficar a saber ! :)))
    Certamente que, até 27 de Julho, há-de surgir uma oportunidade para dar lá uma saltada ! :))

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Soube desta exposição pela a minha amiga Beatriz, que me obrigou a ir com ela.

      Não percas a oportunidade de conhecer e divulgar as Tapeçarias de Portalegre, Rui, pois fazem parte do nosso património cultural.

      Löschen
  7. Muito boa informação, pena eu estar tão longe do Porto...

    Minha querida, desejo que tenhas uma boa Páscoa assim com as pessoas que amas.

    Abraço apertado :)

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. A Manufactura de Tapeçarias de Portalegre, fundada em 1946 por Guy Fino e Manuel Celestino Peixeiro, não fica longe de Lisboa, sendo a sua produção associada a grandes nomes da arte contemporânea nacional e internacional.

      A minha Páscoa vai ser amena na companhia de alguns familiares.

      Um abração muito portuense para ti, São.

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!