Preciso de um amante que me impeça de pensar", é o título da nova biografia da autora alemã Michaela Karl sobre a escritora neozelandesa Katherine Mansfield. Durante a sua vida, ela era acima de tudo uma coisa: impopular. Katherine Mansfield é, para mim, uma das figuras mais deslumbrantes da literatura mundial do século XX. Nova Zelândia, nascida em 1888, bissexual, o seu pai um empresário e banqueiro, a sua mãe a deserdou depois de saber de um amor lésbico. O primeiro grande amor de Katherine foi uma princesa maori. O seu modelo: Oscar Wilde. Ela deixou a sua terra natal aos 19 anos para se tornar uma escritora famosa em Londres. Aqui ela mergulhou na azáfama da boémia literária. No círculo de neblina do lendário Grupo Bloomsbury, ela causa furor e raiva. Seguiram-se anos de intensa criação literária, que foram ofuscados por doenças, preocupações com dinheiro e solidão. No dia 9 de janeiro de 1923, um ataque de tosse desencadeou uma hemorragia mortal. Um dos talentos literários
~ Nós perguntamo-nos sobre o que aconteceu com o teu marido, pois nunca foste explícita, pelo contrário, tens mantido um secretismo do tipo jogo de enigma.
AntwortenLöschen~ Trocámos e.mails, porque não sabemos lidar com este assunto.
~ Penso que é tempo de esclareceres-nos.
~ ~ ~ Abraço muito amigo. ~ ~ ~
.
O meu querido "Kraut" adormeceu no dia 8 de Junho de 2014 às quatro da manhã e a partir desse momento a minha vida perdeu todo o sentido.
LöschenAbraço da amiga que tenta a todo custo desatar o nó do luto.
~ Podes contar com o meu sincero e leal apoio.
Löschen~ Força, querida amiga. Um longo abraço solidário. ~
Grata pelo teu apoio, Majo.
LöschenE lá esta Che Guevara!
AntwortenLöschenQue a refeição tivesse sido bem confecionada.
A refeição era excelente, Catarina.
LöschenE o Che Guevara encontra-se no Clube Português.
Confesso que, não sabendo se se tratava de luto ou divórcio, nunca te desejei um Feliz Natal ou um feliz “qualquer coisa.” Daí a minha referência a “uma refeição bem confecionada”. Escrevi o comentário antes de ler o comentário da Majo e a tua resposta.
AntwortenLöschenLamento profundamente, ematejoca.
Embora nunca tenha sido explícita, pensava que tinham compreendido a causa da minha tristeza.
LöschenCozinha portuguesa na Alemanha.
AntwortenLöschenE uma maneira muito bonita e muito singela de homenagear a memória do seu marido.
Homenagem justa e bem merecida àquele que embora tenha partido do nosso convívio foi o melhor pai e marido.
LöschenQuerida Teresa, um grande abraço e que tenhas fé e força para que esse nó se vá soltando devagarinho e que aos poucos encontres paz.
AntwortenLöschenEsperemos que as nossas passagens por aqui sirvam para te lembrar que estás acompanhada pelos amigos virtuais. Beijinhos
Já pensei em deixar a blogosfera, ou, mais precisamente, terminar com o "ematejoca azul", no entanto, tenho pena de vos deixar, porque o vosso apoio tem sido muito importante para mim.
LöschenSó agora fiquei a saber do seu marido, Teresa. Pensava que tinha sido divórcio e quando li o post fiquei com a ideia que se tinham reconciliado.
AntwortenLöschenLamento muito, minha amiga. Infelizmente, como sabe, também já passei por essa dor ( embora ainda não tivesse casado com a Patty, já tinhamos data marcada) e sei por isso avaliar o que está a sentir.
Um beijinho muito, muito grande, minha boa amiga. E não saia daqui, porque todos gostamos de si.
Nunca houve causa para divórcio, no entanto, preferia vê-lo com outra mulher — com vida.
LöschenConte-nos a história da Patty. Sabe como eu adoro as suas histórias verdadeiras ou quase verdadeiras.
Grata pelas suas palavras, Carlos, que muito me comoveram.
Já a contei, Ematejoca, embora não consiga ainda, mais de 30 anos depois, recordá-la com todos os pormenores. Sei que me faria bem deitar tudo cá para fora. Está num livro que comecei a escrever há dois anos, mas não consigo acabar. Pode ler neste post aquilo que partilhei na blogosfera. E mais não consigo. Espero que goste:
Löschenhttp://cronicasontherocks.blogspot.pt/2012/12/noite-de-natal-em-pinamar.html
Beijinho grande
Uma história muito comovente.
LöschenO Carlos tem de acabar de escrever o livro, porque não se trata de uma simples história de amor, mas sim, de uma história de amor profundamente política.
Sem muitas palavras, porque as não consigo encontrar, tal é a minha surpresa, mando um grande abraço solidário e amigo, Teresa!
AntwortenLöschenJanita
Foi uma supresa para familiares e amigos — o coração parou.
LöschenHá momentos que não acredito ou não quero acreditar.
Abraço-te com amizade, Janita, e agradeço o teu grande abraço solidário e amigo.