6 de Junho de 1875

Thomas Mann em Sanary-sur-Mer 1933

Thomas Mann, um dos maiores romancistas do século XX, Nobel de Literatura de 1929, nasce em 1875 na cidade livre de Lübeck, que, como Hamburgo e Bremen, mantinha a sua soberania no interior do II Reich alemão. 
Filho do comerciante Johann Heinrich Mann, que veio a ocupar vários cargos públicos, e da brasileira Júlia da Silva Bruhns, nascida em plena floresta amazónica, era filha de um alemão radicado no Brasil e de uma brasileira de origem portuguesa. Thomas é o segundo filho. O mais velho, Heinrich, virá também a ser um escritor famoso. Seguem-se duas irmãs, Júlia e Carla — ambas irão suicidar-se — e um irmão, Viktor Mann, autor da crónica familiar Wir Waren Fünf (Éramos Cinco).

Kommentare

  1. Agradeço a informação...só se fosse consultar as efemérides do dia 6 é que lá chegaria e este dia assinalei-o no facebook com um vídeo sobre o princípio do fim da 2ª Guerra Mundial com o Bolero de Ravel em fundo - Dia D!


    Abraço

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Entre assinalar o dia 6 de Junho de 1944 — que entrou para a História como o Dia D, dia esse, em que os aliados desembarcaram nas praias da Normandia para iniciar uma grande ofensiva contra as tropas nazistas — e o dia 6 de Junho de 1875, escolhi a efeméride literária.

      Abraço da amiga que se interessa mais pela literatura do que pela a História.

      Löschen
    2. Gostava de ler o que escreveste no facebook e de ver o vídeo sobre o princípio do fim da 2ª Guerra Mundial com o Bolero de Ravel em fundo, mas como não tenho — nem quero — uma conta no facebook, não posso lá entrar.

      Assinala também no teu blogue, Rosa dos Ventos, o início do fim da Segunda Guerra Mundial e do domínio nazista.

      Löschen
  2. ~
    ~ Thomas Mann, uma mãe brasileira, uma família muito complicada, uma vida em tempos conturbados e violentos. ~

    ~ ~ ~ Abraço. ~ ~ ~

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. As circunstâncias biográficas que Thomas Mann transpõe para a sua obra são conhecidas.

      Abração e boas leituras!

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!