A melhor actriz foi a japonesa Haru Kuroki por The Little House, de Yoji Yamada


O Urso de Ouro para o Melhor Filme foi para o chinês Black Coal, Thin Ice de Diao Yinan, que conta a história de um ex-polícia que se envolve romanticamente com uma mulher cujos maridos aparecem sistematicamente mortos.
O actor Liao Fan recebeu oUrso de Prata, o prémio principal de interpretação masculina, pelo seu desempenho como protagonista deste filme.
Um segundo filme chinês a concurso, Blind Massage, de Lou Ye, recebeu o prémio de contribuição artística entregue ao director de fotografia Zeng Jian.
O cineasta francês Alain Resnais, 91 anos, foi galardoado com o Prémio Alfred Bauer — em memória do fundador 
do festival —  por Aimer, boire et chanter
O prémio Alfred Bauer para o filme artisticamente mais inovador foi entregue em 2012 a TUBU de Miguel Gomes. 
O Grande Prémio do Júri, Urso de Prata, foi atribuído a  
The Grand Budapest Hotel de Wes Anderson, o filme que abriu a competição.
O norte-americano, Richard Linklater, obteve o Urso de Prata para o melhor realizador pelo filme Boyhood, o favorito do Festival, que foca Manson (Ellar Coltrane) na jornada de descoberta do mundo durante 12 anos através da sua relação com o pai ausente (Ethan Hawke), a mãe (Patricia Arquette) e seus casamentos, e sua irmã mais velha, Samantha (Lorelei Linklater, a filha do realizador).
Os irmãos Dietrich e Anna Brüggemann levaram o Urso de Prata pelo melhor argumento The Station of the Cross, que mostra o cotidiano da adolescente Maria (Lea Van Acken), cuja vida é comandada pela sua fé na Igreja Católica. 
A jovem não consegue lidar com a família conservadora e os desafios do mundo contemporâneo.
O britânico Ken Loach, conhecido pelos seus filmes de crítica social, recebeu o Urso de Ouro de Honra no dia 13 de Fevereiro 2014. Segundo a Berlinale, no seu trabalho, Ken Loach expressa sempre um profundo interesse pelos seres humanos e os seus destinos.

Kommentare

  1. Vamos ver se consigo ver o filme no circuito paralelo. Não creio que a Lusomundo o traga aos cinemas do círculo comercial e daí !!?

    AntwortenLöschen
  2. Penso que me cumpre agradecer o empenho e carinho que demonstras ao presenteares os teus leitores, com esta precisa e interessante informação.
    Ficamos sarisfeitos por Miguel Gomes ter sido reconhecido e premiado pela inovação, qualidade que muito necessitamos em Porugal.
    ~ O charmoso e egnimático George, ficou com mais uma nomeação para a sua coleção. ~ Para a China, uma festa! ~
    ~ ~ ~ Abraço. ~ ~ ~

    AntwortenLöschen
  3. Mais uma distinção para o cinema chinês.
    O orgulho patriótico sobe um pouco mais.

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!