Justiça e o "véu da ignorância"

Kommentare

  1. Ainda há dias escrevi sobre o TRIBUNAL CONSTITUCIONAL, numa ocasião em que do parecer resultou 7 contra e 6 a favor :

    Faz-me muita confusão (???) … acusarmos o Governo (que não é Juiz) de “atropelos” à Constituição, quando, dentro do próprio Tribunal Constitucional há metade dos JUIZES que a interpretam de uma maneira e outros tantos a entendem de outra ! …
    Afinal quais estarão certos ? … Será que há 2 leituras opostas na Lei ?...

    Qual a "moralidade" para condenar um governo de praticar inconstitucionalidades, quando, inclusive a oposição, pode pedir o parecer decisório desse Tribunal, não se tratando portanto de medidas ditatoriais impostas por esse governo ?!
    .

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Concordo contigo em absoluto, Rui, como SEMPRE, excepto no que respeita a arte moderna!

      Löschen
  2. Não entendi a imagem e o teu título. Mas bom dia de Reis... :)

    Beijocas!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Quando vi esta imagem no blogue do Diogo, lembrei-me logo do célebre trabalho de John Rawls "Uma Teoria da Justiça".

      O véu da ignorância é a garantia de que o acordo será feito em absoluta situação de igualdade, eliminando da negociação a possibilidade dos participantes obterem qualquer tipo de vantagem em detrimento das outras partes contratantes, posto ignorarem se a adopção de uma posição diferente os ajudará ou prejudicará na sua posição no mundo real. O desconhecimento das partes dissipa as diferenças sociais e naturais, permitindo a configuração da justiça como imparcialidade (justice as fairness) e a convenção dos princípios de uma forma legítima.

      Também te desejo um Dia de Reis muito feliz, Teté!

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

pensamento inacabado

Guardador dos restos do Templo de Poseidon