„O’zapft is!“

 
A festa só começa quando o primeiro barril de cerveja é aberto. Tradicionalmente, o Presidente da Câmara de Munique acerta a torneira do barril com um martelo e lança o grito „O’zapft is!“, ou seja, „O barril está aberto!“
O líquido dourado enche, então, a primeira caneca de um litro, o chamado Mass.
O actual Presidente da Câmara Municipal, Christian Ude (SPD), no cargo desde 1993 — este ano pela última vez — já é mestre na arte de abrir barris. 
 
A primeira Oktoberfest de Munique, em 1810, nada tinha a ver com a multidão de turistas, enormes canecas de cerveja e o parque de diversões da actual festa na capital da Baviera. Naquela época, foi instituída uma corrida de cavalos para comemorar o casamento do príncipe herdeiro Ludwig, mais tarde rei Ludwig 1º, com a princesa Therese von Sachsen-Hildburghausen. A festa, para a qual estavam convidados todos os moradores de Munique, aconteceu num prado longe do centro, Theresienwiese, em homenagem à noiva. Ainda hoje é lá a Oktoberfest, se bem que numa área muitíssimo maior e asfaltada.
 
Em 2013, as delícias típicas da maior festa popular do mundo podem ser apreciadas em Munique de 21 de Setembro a 6 de Outubro.

Kommentare

  1. Nunca fui a uma Oktoberfest.
    Embora se passe meses e meses sem beber uma cerveja, gosto muito desta bebida.

    AntwortenLöschen
  2. Gostava de ir beber um Weiss ou uma Dunkel.
    Embora prefira vinho tinto português ! :)

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Jo Nesbø: Ciúmes