130º aniversário de FRANZ KAFKA

 
"Numa manhã, ao despertar de sonhos inquietantes, Gregório Samsa deu por si na cama transformado num gigantesco insecto. Estava deitado sobre o dorso, tão duro que parecia revestido de metal, e, ao levantar um pouco a cabeça, divisou o arredondado ventre castanho dividido em duros segmentos arqueados, sobre o qual a colcha dificilmente mantinha a posição e estava a ponto de escorregar. Comparadas com o resto do corpo, as inúmeras pernas, que eram miseravelmente finas, agitavam-se desesperadamente diante de seus olhos."

Gregório Samsa acorda de manhã e vê-se transformado num insecto gigantesco e repulsivo. É o fim da sua existência como membro da sociedade: ele perde o trabalho, mesmo a sua família o repudia. Psicologicamente, Gregor Samsa não mudou nada. Assim, a grande questão de "A metamorfose" é: o que constitui a humanidade de um ser humano?

Kommentare

  1. Kafquiano é o que se está a passar no nosso País :(

    AntwortenLöschen
  2. Também falei de Kafka hoje lá no meu espaço, mas de forma bem diferente...

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Enquanto tu escrevias aqui um comentário; escrevia eu um comentário no teu blogue.

      A mim também não me agrada a degradação política a que chegámos, Graça, mas o "menino do Penamacor" não é uma melhor alternativa.

      Löschen
  3. Antworten
    1. Queria comentar no teu blogue, Carlos II, que concordo com o teu depoimento sobre a degradação política em Portugal, mas não consegui entrar na caixa dos comentários.

      A absurdidade na obra de Franz Kafka não é ilógica, é mesmo bem real.

      O poeta do absurdo é o meu poeta de eleição.

      Löschen
  4. Anonym7/04/2013

    Para assinalar a data, Portas decidiu fazer uma cena kafkiana.
    Respondendo à sua pergunta: Não tenho notícia de qualquer grupo feminino específico apreciar Seguro. E masculino também não...

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Concordo que o Pedro Passos Coelho cometeu um erro de palmatória ao nomear a Maria Luis Albuquerque, mas o Paulo Portas, político inteligente, agiu como uma donzela ofendida e imatura.

      As eleições antecipadas vão-nos ficar muito caras, Carlos, e a situação não vai melhorar, a não ser que o PS tenha um outro líder escondido na manga do casaco, como ontem me disse o Observador.

      Löschen
  5. Considerei sempre este início arrepiante e inquietante...

    Abraço

    AntwortenLöschen
  6. tb adorei essa homenagem. beijos, pedrita

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!