O 28º encontro do Círculo Literário

Quando era adolescente escrevi num dos meus primeiros contos:
  "A neve que, há uma semana, caí sem cessar, bloqueia os caminhos."
Nessa altura eu vivia no Porto e a neve existia apenas nos meus sonhos.
Quando acordei esta manhã e vi da janela do meu quarto, o nevão que tinha caído durante a noite, foi para mim um verdadeiro pesadelo.
O encontro de hoje do Círculo Literário tinha lugar na minha casa, e eu sabia, que os membros que não vivem em Düsseldorf iam telefonar a dizer que não vinham.
E assim foi, o grupo literário ficou reduzido a 5 pessoas.


A leitura e análise da Carta Aberta de Oscar Levy a Adolf Hitler foi o auge destes encontros literários.
A filosofia de Nietzsche foi particularmente divulgada na Alemanha Nazi, tendo a sua irmã, simpatizante do regime hitleriano, fomentado essa apropriação. Todavia, Friedrich Nietzsche era explicitamente contra o anti-semitismo prussiano.
 
Jacob, o mentiroso, o romance mais conhecido do escritor Jurek Becker, publicado em 1969, foi escolhido para próximo encontro do Círculo Literário, no dia 11 de Janeiro de 2013.  

Kommentare

  1. Pois é, esses contratempos de última hora são uma chatice. Engraçado é como a neve pode ser tão poética... quando vivemos longe dela! :)

    Bom domingo!

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!