Je t'aime… moi non plus

 
“Gainsbourg — O Homem que Amava as Mulheres”, (Serge Gainsbourg, vie héroïque (2010) no seu título original), do realizador francês Joann Sfar, é um filme fantástico sobre a vida de Lucien Ginzburg, filho de judeus russos que haviam emigrado para a França, fugindo da revolução de 1917.
No início da década de 40, o pequeno Lucien sonhava fazer carreira como pintor.
No final da década de 50, o jovem ganhava o seu dinheiro como professor de desenho até que se virou para a música, com a ajuda de Boris Vian.
A mudança de Lucien Ginzburg para Serge Gainsbourg aconteceu nessa altura. 
 
 
Serge era franzino, orelhudo, feio e ele próprio se intitulava “o homem da cabeça de repolho”. Ainda assim, foi capaz de conquistar algumas das mulheres mais belas da sua época.
 Em 1968 começou um affaire com a actriz Brigitte Bardot, com a qual gravou canções inesquecíveis, como Bonnie & Clyde.
.Se Brigitte Bardot ajudou a compor “Je t’aime.... moi non plus”, foi na voz de Jane Birkin que a música ganhou força, foi um êxito e chegou a ocupar as primeiras posições das listas de canções mais tocadas da Europa.
 
 
Serge Gainsbourg, viciado irrecuperável em cigarros, álcool, mulheres e versos com temas polémicos, faleceu no dia 2 de Março de 1991, com 62 anos, e foi sepultado no cemitério de Montparnasse, ao lado dos pais.

Kommentare

  1. Não sei se este já estreou cá... logo vejo se sim! De qualquer das formas parece-me filme que se pode aguardar que passe na TV.

    A música "Je t'aime..." ainda se ouve muitas vezes na rádio ou em partilhas no facebook... ;)

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Quando em 2010 “Gainsbourg – O Homem que Amava as Mulheres” passou aqui nas salas de cinema não tive nenhum interesse em saber da sua história boémia, dos seus romances escandalosos e das suas canções polémicas. Neste domingo passou na TV; nem estava com vontade de ver este filme, nem pensava escrever algo sobre ele.

      Afinal gostei, e na minha opinião é um filme inteligente: o realizador Joann Sfar não se limita a contar a história da vida de um grande sedutor, mas olha também por detrás da máscara do maior "l'enfant terrible" da música francesa.

      Entre os excelentes actores quero salientar Kacey Mottet Klein no papel do jovem Serge.

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!