Se vivo, Jorge Amado faria hoje 100 anos.

Nenhum outro escritor influenciou tanto a imagem que os alemães têm do Brasil como o baiano Jorge Amado, com a sua literatura de crítica às injustiças sociais e personagens sensuais e exóticos.  
 
Jorge Amado nasceu em 1912 em Pirangi, na Bahia, publicou inúmeras obras, dentre as quais, 25 romances; dois livros de memórias, duas biografias — a do poeta Castro Alves e a do comunista Luis Carlos Prestes — duas histórias infantis e uma infinidade de outros trabalhos, entre contos, crónicas e poesias.
A sua obra está publicada em mais do que cinquenta países e foi adaptada com grande sucesso para o rádio, o cinema, a televisão e o teatro, sendo os seus personagens parte inseparável da vida brasileira.
Jorge Amado morreu em 2001, alguns dias antes de completar os 89 anos.

Kommentare

  1. Anonym8/10/2012

    Estudei-o na faculdade e gostei tanto!
    Há séculos que não leio nada deste autor.
    bji

    AntwortenLöschen
  2. Também gosto muito dele e de outros autores da América-Latina!
    Li muito dele e continuo a achá-lo uma referência para nós, falantes do Português!

    Abraço

    AntwortenLöschen
  3. Só li dois livros dele e gostei bastante. Mas, tal como a Rosa, também sou fã dos escritores latino americanos, que julgava não ser a tua praia... :)

    Saudações de Lisboa!

    AntwortenLöschen
  4. Há algum tempo, encontrei em um sebo de Salvador algumas edições de Jorge Amado devidamente autografadas, provavelmente vendidas por algum familiar que herdou a biblioteca, mas não enxergava naquele monte de livros utilidade, vai saber. O engraçado é que nem mesmo o esperto vendedor se deu conta de que aqueles rabiscos eram do próprio autor, em diferentes períodos, resultado: comprei cada um por cinco reais.

    AntwortenLöschen
  5. Tu julgavas muito bem, Teté, os escritores latino-americanos não são a minha praia.

    Li os livros de Jorge Amado na minha adolescência, juntamente com os de Erico Veríssimo e, confesso que nessa altura gostava mais de ler o último.

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!