A SPD venceu as eleições na NRW

Teresa Hoffbauer

A CDU, partido da chanceler alemã Angela Merkel, sofreu este domingo uma pesada derrota nas eleições no estado da Renânia do Norte-Vestfália.
A clara vitória do SPD e a derrota da CDU deve-se em primeira linha, à grande popularidade de Hannelore Kraft, e à enorme falta de popularidade de Norbert Röttgen, ministro do Ambiente no Governo de Berlim.
A competência económica é um domínio da CDU.

E o Partido Liberal Democrático (FDP) conseguiu ultrapassar o limite dos 5% exigido para ocupar cadeiras na Assembleia Legislativa, contabilizando 8,6% dos votos.
A Esquerda ficou de fora com 2,5%.
O Partido dos Piratas chega pela primeira vez à Assembleia do estado, com 7,8% dos votos. Este é o quarto estado onde os piratas têm agora representação em assembleias legislativas.
Os outros três são Berlim, o Sarre e Schleswig-Holstein.

Kommentare

  1. Olá Teresa,

    Então o que promete o SPD aí em Dusseldorf para ter tanto sucesso?

    AntwortenLöschen
  2. A Assembleia Legislativa em Düsseldorf, capital do estado, foi dissolvida há apenas dois meses, depois que o governo de minoria formado pelo SPD (Partido Social Democrata) e pelos Verdes não conseguiu aprovar o orçamento para o ano de 2012.

    O sucesso da SPD também tem a ver que os eleitores não estão de acordo com a política da Angela Merkel.

    Além disso, meu caro CCz, a NRW foi quase sempre governada pelos social-democratas.

    AntwortenLöschen
  3. E porque será que Merkel sofreu essa pesada derrota, se é tão competente economicamente, segundo dizes?! Hummm... tenho um palpite, mas como não estou dentro da política alemã, desta vez guardo-o só para mim! :)

    Beijocas!

    AntwortenLöschen
  4. Podes dizer-me, Teté, donde a Hannelore Kraft vai buscar o dinheiro para realizar as promessas feitas durante a campanha eleitoral?

    AntwortenLöschen
  5. Mais um voto de protesto.
    Cada vez faz mais sentido (na Europa) o ditado português - em casa onde não há pão.....
    Bjs e votos de boa semana

    AntwortenLöschen
  6. Mais um voto de protesto.
    Cada vez faz mais sentido (na Europa) o ditado português - em casa onde não há pão.....
    Bjs e votos de boa semana

    AntwortenLöschen
  7. A NRW é o estado mais populoso e mais rico da Alemanha e cá em casa ainda há muito pão, meu caro Pedro.

    AntwortenLöschen
  8. Anonym5/14/2012

    Eu ia comentar e responder ao seu comentário de ontem lá no CR, com um texto que li no Die Welt e outro no Spiegel, mas vi o post dali de cima e desisti.
    É verdade, Teresa, eu não vivo na Alemanha mas, como sabe, ainda há semanas aí estive e procuro acompanhar as notícias da imprensa alemã, para me manter informado.
    A sensação que tenho é que há cada vez mais alemães a desejarem a vitória do SPD em 2013. Não é por não simpatizarem com Merkl ( pelo que pude constatar a popularidade dela continua em alta), é por não confiarem na política da CDU e saberem que uma rotura no euro terá um efeito boomerang nos alemães.

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!