Em 4 de Março de 1394 nasceu, na cidade do Porto, o Infante D. Henrique

A Casa do Infante é tradicionalmente tida como o local de nascimento do Infante D. Henrique. A origem portuense do Infante D. Henrique é conhecida através do cronista Fernão Lopes. No Arquivo Histórico Municipal do Porto existe o documento com as despesas efectuadas durante as festas do seu baptizado, em 1394. A ligação do nascimento do Infante a este edifício entronca numa tradição popular. Sabemos que a torre norte foi habitação do almoxarife do rei, podendo ter sido este o local de estadia da corte. Aliás, o herdeiro do trono, D. Duarte, nascera em Viseu três anos antes e precisamente nas mesmas circunstâncias, em casa do almoxarife. A credibilidade da versão popular assenta ainda no facto de se tratar do maior edifício civil do burgo e de ser propriedade da coroa.
A Casa do Infante — Rua da Alfândega, nº 10 — 4050-029 Porto — um dos edifícios mais antigos e um espaço referência do Porto, acolhe o Arquivo Histórico Municipal do Porto e um espaço museológico, onde estão expostos objectos encontrados nas escavações arqueológicas.

Kommentare

  1. Cara confrade Teresa!
    Sou um admirador de marca barbante do nobilíssimo Dom Henrique de Avis, porque não lembrei que no dia em curso comemoramos o dia do seu 618 natalício...
    Caloroso abraço! Saudações henriquecedoras!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    AntwortenLöschen
  2. Não sabia que tinha nascido no Porto e que era outro pisciano... :)

    Beijocas!

    AntwortenLöschen
  3. ...e de tendência homossexual.

    AntwortenLöschen
  4. Anonym3/05/2012

    Essa de o Infante ser de tendência homossexual, parece-me que ainda está por provar, Teresa.

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!