O 21º encontro do Círculo Literário

A grande dama da literatura alemã, Christa Wolf, morreu no dia 1 de Dezembro de 2011, aos 82 anos, em Berlim, por consequência, os membros do Círculo Literário optaram pela novela Kassandra, de 1983, para o encontro de hoje,
em Düsseldorf.

A Kassandra de Christa Wolf é uma mulher que não aceita passivamente o papel que lhe é imposto pela sociedade troiana, vai em busca da sua libertação, por meio do cargo de sacerdotisa e do dom da vidência.

"Por que eu quis o dom da profecia a qualquer preço? Falar com a minha própria voz: o bem supremo. Não desejei mais nada"

Ao longo da leitura da novela acompanha-se o doloroso processo da busca de Kassandra por autoconhecimento e autonomia. E ela só os alcança no momento da sua morte, em frente aos portões de Micenas, prisioneira de Agamenon.

"Tudo isso começou, inocentemente, com uma pergunta que eu mesma me fiz: quem foi Kassandra antes que alguém escrevesse sobre ela?"

Christa Wolf explicou assim a sua aproximação com o mito grego numa das suas conferências (Poetik-Vorlesungen) na Universidade Johann Wolfgang Goethe em Frankfurt, 1982.

A novela Simisola, o 16º caso do inspector Wexford, da escritora inglesa de obras de mistério e psicologia criminal, Ruth Rendell, será o próximo livro a discutir no Círculo Literário, a 2 de Março 2012, em Düsseldorf.

Kommentare

  1. Como te disse, esta escritora não me parece estar traduzida para português (de Portugal), essa obra especificamente vem referida como estando publicada no Brasil.

    E de Ruth Rendell gosto muito, como sabes, mas não é fácil encontrar obras dela, que estão esgotadas, eventualmente em livros de bolso... Esse ainda não li! :)

    Beijocas!

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

O que ando a ler?

Notícia da Cidade Silvestre de Lídia Jorge