Match; O Mês de Maria; Gelados de Thomas Bernhard

"Ele ergueu-se contra tudo o que era normalizado ou mesquinho com um sentido infalível do cómico", diz-nos o encenador Claus Peymann sobre Thomas Bernhard, frase que nos coloca desde logo no centro deste espectáculo.
Dramoletes 2 – Da Xenofobia é o segundo tomo (Dramoletes 1 – O Coveiro estreou-se em 2010) da compilação em cena que o Teatro da Rainha vem promovendo das peças curtas que o dramaturgo austríaco reuniu em 1988 sob a designação de “Dramolette”. Formas breves, plenas daquele humor terrível e oblíquo de que só Bernhard era capaz, falam-nos da sobrevivência de vestígios da mentalidade nazi num ambiente que mantém as condições do seu reaparecimento.
Em Match, a mulher de um polícia extenuado põe a nu o seu primarismo de candidata à SS.
No Mês de Maria, duas beatas maldizem os turcos que se aproximam do cemitério, e uma delas, excitada, promete gazeá-los.
Gelados coloca em cena dois ministros de Estado alemães e respectivas esposas que, reclinados em cadeirões de praia no Mar do Norte, evocam displicentemente os camaradas mortos na II Guerra Mundial.
"Estamos perante um teatro político?", pergunta Fernando Mora Ramos. E ensaia uma resposta: "Certamente, mas na sua melhor forma, isto é, teatro não-panfletário, teatro de uma identificação a cru das taras pós-modernas do conservadorismo que, como poder, continua nesta Europa do pós-guerra a governá-la em conúbio com o pior dos fanatismos".


Match; O Mês de Maria; Gelados de Thomas Bernhard
tradução Isabel Lopes, Fernando Mora Ramos
encenação Fernando Mora Ramos
dispositivo cénico Fernando Mora Ramos
com a colaboração de António Canelas, Filipe Lopes
desenho de luz Carina Galante, Fernando Mora Ramos
sonoplastia Carlos Alberto Augusto
figurinos Teatro da Rainha
interpretação António Parra, Carlos Borges, Elisabete Piecho, Isabel Carvalho, Isabel Lopes, Paulo Calatré, Victor Santos
produção Teatro da Rainha
duração aproximada [1:20]
classificação etária M/12 anos

Kommentare

  1. É impossível fazer desaparecer estas características negativas do ser humano!
    E eu longe de tudo! :-((

    Abraço

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

pensamento inacabado

Guardador dos restos do Templo de Poseidon