O 64º Festival de Cannes

O filme «The Tree of Life» de Terrence Malick com Brad Pitt e Sean Penn ganhou a Palma de Ouro em Cannes. Kirsten Dunst foi distinguida como a melhor actriz e Jean Dujardin como o melhor actor.

O filme de Terrence Malick conta a história de um garoto de 11 anos, chamado Jack, que cresce no centro do oeste norte-americano nos anos 50. Após a rígida educação que recebe na infância, Jack torna-se um adulto perdido.

O cineasta dinamarquês Nicolas Winding Refn foi agraciado com o prémio de melhor realizador pelo júri do Festival de Cannes. A produção israelense Footnote ganhou o prémio de melhor argumento.

O Grande Prémio do Júri foi dividido entre o realizador turco Nuri Bilge Ceylan por Once Upon a Time in Anatolia e os irmãos belgas Jean-Pierre e Luc Dardenne por The Kid with a Bike.

Com o drama Halt auf freier Strecke, o renomado realizador alemão Andreas Dresen ganhou o primeiro prémio na categoria Um Certo Olhar. A autenticidade do drama de Dresen emocionou o público em Cannes, tendo sido elogiado desde as suas primeiras apresentações.
O filme alemão conta a história de Frank, em quem foi constatado um tumor inoperável. O personagem de 40 anos de idade, interpretado pelo actor Milan Peschel, tem somente pouco tempo para se despedir da sua esposa, filhos e da sua vida.
O realizador alemão dividiu o prémio com o sul-coreano Kim Ki-duk, agraciado por sua obra autobiográfica Arirang.

Além de Andreas Dresen, o austríaco Karl Markovics recebeu o prémio Label Europe Cinema (Melhor Filme Europeu) pela sua película Atmen, na categoria paralela Quinzena dos Realizadores, e com a curta-metragem a estudante berlinense Doroteya Droumeva venceu o prémio Cinéfondation.

Kommentare

  1. Anonym5/22/2011

    Morei 3 anos na Côte D'azur e só fui uma vez a Cannes, à noite, para um vernissage que a federação onde eu trabalhava em part-time organizou (azulejos portugueses).
    Que pena que eu tive de não conhecer a cidade em condições.
    Já o festival, dispenso-o.:)

    bji gde

    AntwortenLöschen
  2. Bem, o filme parece-me ser um 'must' a não perder, basta saber quem são os actores... :)))

    Beijocas!

    AntwortenLöschen
  3. Anonym5/22/2011

    E agora que completaste o post, quem ficou com imensa curiosidade de ver esse filme fui eu.:)
    outro bji

    AntwortenLöschen
  4. Algumas surpresas, ematejoca.
    A começar pela Palma de Ouro.
    Vai sendo tempo de o Brad Pitt deixar de ser só reconhecido como um menino bonito para passar a ser reconhecido também como um bom actor.

    AntwortenLöschen
  5. Gostava mais dele como menino bonito, bons actores há muitos.

    O tempo não perdoa!!!

    Já deixei há muito de ficar com pés de galinha quando vejo o Brad Pitt, ao começar a ficar velhote foi perdendo o seu encanto.

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen