A expressão "alternativlos" pode levar a apatia política?

A "despalavra" de 2010 é "alternativlos"

Um júri independente formado por estudiosos da língua alemã escolheu a expressão alternativlos (sem alternativa) como a despalavra alemã de 2010.
De acordo com o linguista Horst Dieter Schlosser, membro do júri, a palavra foi escolhida por gerar a ideia de que, num processo de decisão, o uso dessa expressão anula qualquer necessidade de discussão e argumentação.
A expressão alternativlos foi usada por três membros do governo alemão referindo-se a assuntos diferentes:
A chanceler federal Angela Merkel utilizou esta palavra durante a negociação da ajuda financeira à Grécia.
A mesma expressão foi também usada noutras ocasiões pelo ministro dos Transportes, Peter Ramsauer, durante o caos aéreo provocado pelo vulcão islandês, Eyjafjallajokull, e pelo ministro da Saúde, Phillip Rössler, quando se referiu à reforma do sistema de saúde.
"Esse tipo de palavra contribui para reforçar a apatia política da população", declara Horst Dieter Schlosser em Frankfurt.

Kommentare

  1. Sabe, Teresa, a este tipo de surgimento de palavras no léxico, e a sua composição e o modo como se integram na lingua e no meio comunicativo dos falantes é uma das coisas que estudo em algumas unidades curriculares do meu curso.
    Muito curiosa esta noticia.

    AntwortenLöschen
  2. Essa é a lei do menor esforço: dizem estar sem alternativa, para não ter de explicar uma decisão! Porque alternativas há sempre, haja vontade para tanto... ;)

    Beijocas!

    AntwortenLöschen
  3. Mais preocupante do que isso, é sem dúvida o facto de só conseguir aceder a este "blog" em 'cybercafés".
    No local de trabalho, népia!
    Porquê.
    Também eu gostaria de saber...

    AntwortenLöschen
  4. Não te zangues, senão envelheces mais depressa!

    Nasceste numa bela cidade,(lindo) cesceste na "minha" histórica e Invicta Cidade (estupendo) pois que Düsseldorf te veja envelhecer devagarinho...
    Beijoca
    Janita

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Jo Nesbø: Ciúmes