A expressão "alternativlos" pode levar a apatia política?

Um júri independente formado por estudiosos da língua alemã escolheu a expressão alternativlos (sem alternativa) como a despalavra alemã de 2010.
De acordo com o linguista Horst Dieter Schlosser, membro do júri, a palavra foi escolhida por gerar a ideia de que, num processo de decisão, o uso dessa expressão anula qualquer necessidade de discussão e argumentação.
A expressão alternativlos foi usada por três membros do governo alemão referindo-se a assuntos diferentes:
A chanceler federal Angela Merkel utilizou esta palavra durante a negociação da ajuda financeira à Grécia.
A mesma expressão foi também usada noutras ocasiões pelo ministro dos Transportes, Peter Ramsauer, durante o caos aéreo provocado pelo vulcão islandês, Eyjafjallajokull, e pelo ministro da Saúde, Phillip Rössler, quando se referiu à reforma do sistema de saúde.
"Esse tipo de palavra contribui para reforçar a apatia política da população", declara Horst Dieter Schlosser em Frankfurt.
Sabe, Teresa, a este tipo de surgimento de palavras no léxico, e a sua composição e o modo como se integram na lingua e no meio comunicativo dos falantes é uma das coisas que estudo em algumas unidades curriculares do meu curso.
AntwortenLöschenMuito curiosa esta noticia.
Essa é a lei do menor esforço: dizem estar sem alternativa, para não ter de explicar uma decisão! Porque alternativas há sempre, haja vontade para tanto... ;)
AntwortenLöschenBeijocas!
Mais preocupante do que isso, é sem dúvida o facto de só conseguir aceder a este "blog" em 'cybercafés".
AntwortenLöschenNo local de trabalho, népia!
Porquê.
Também eu gostaria de saber...
Não te zangues, senão envelheces mais depressa!
AntwortenLöschenNasceste numa bela cidade,(lindo) cesceste na "minha" histórica e Invicta Cidade (estupendo) pois que Düsseldorf te veja envelhecer devagarinho...
Beijoca
Janita