Quadrienal de Düsseldorf 2010


Este fim-de-semana de 15 e 16 de Janeiro 2011, foi marcado pelo encerramento da Quadrienal de Düsseldorf 2010, que acabou por fazer com que todas as exposições estivessem abertas até às 22.00 horas na noite de sábado. Dada a festa de anos de uma "advogada como manda a lei", fiquei ontem impossibilitada de visitar uma ou outra exposição, que ainda me faltasse ver.
Como não queria de maneira nenhuma perder a exposição do Joseph Beuys — no início da tarde de um domingo primaveril— pus-me a caminho do Museu Kunstsammlung NRW. Aí, encontrei uma multidão que também não queria perder a retrospectiva do mestre Beuys, e o tempo de espera oscilava entre 2 a 3 horas. Hoje não era só o último dia, mas para meu azar, a entrada era gratuita.
Chateada, caminhei até às margens do Reno, onde se encontra o Museu no túnel — KIT.
Há males que vêm por bem — Ao chegar ao museu começou uma visita guiada à exposição Die Theorie des Himmels I ( A teoria do céu I) – Die Milchstraße (Via Láctea) do artista alemão Björn Dahlem.


Galeria de arte Kunst im Tunnel

Esta elegante estrutura de vidro foi construída em 2006 em uma faixa dividida em três linhas no passeio do rio Reno. Exibindo o que há de mais novo na arte moderna, moda e design, a galeria oferece um palco para a vanguarda artística.
O Kunst im Tunnel (KIT) é um showcase subterrâneo de criatividade contemporânea – construído no espaço inativo entre os túneis das estradas, dois metros abaixo do aterro. Escadas ou um elevador para deficientes levam para os 888m² de espaço de exposição subterrânea, preenchido com pinturas, fotografias e arte em vídeos. Exposições trocadas com frequencia garantem que cada visita tenha algo novo para oferecer.

Kommentare

  1. E tu aproveitaste para as visitar, certo? :)

    Beijocas!

    ps - estou em "stand by" para os Globos de Ouro, se não adormecer entretanto... :D

    AntwortenLöschen
  2. Joseph Beuys wurde 1921 in Krefeld geboren.
    Von 1947 bis 1951 absolvierte er sein Studium an der Düsseldorfer Akademie, an der er dann von 1961 bis 1972 selbst lehrte.
    Nach ersten Arbeiten durchlebt Joseph Beuys 1955/56 eine tiefe Krise. Zurückgezogen auf dem elterlichen Bauernhof entwickelt er die Theorie des "erweiterten Kunstbegriffs". Er sieht das Kunstwerk als eigenes schöpferisches Resultat. Immer mehr finden Materialien wie Fett, Honig oder Filz in Joseph Beuys Arbeiten Verwendung. Überzeugt davon, künstlerische Kreativität sei jedem Menschen zugänglich engagiert er sich immer mehr in politischen und ökologischen Projekten.
    Joseph Beuys starb 1986 in Düsseldorf.

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!