O Meu Coração Ficará no Porto

A declaração ecoa a vontade testamentária de D. Pedro IV, que doou o coração à cidade do Porto, depositado na Igreja da Lapa, como expressão de gratidão pelo seu envolvimento nas lutas liberais de 1832-1833.
O documentário que o TNSJ exibe na véspera do 5 de Outubro, expoente das comemorações dos 100 anos da República, celebra, todavia, uma outra personagem histórica: Humberto Delgado (1906-1965), figura a que a história do século XX português acabaria por outorgar o título "o general sem medo". Realizado por Jorge Campos, O Meu Coração Ficará no Porto centra-se na visita que Humberto Delgado fez ao Porto no dia 14 de Maio de 1958 e na inesperada recepção que o aguardava na cidade durante a campanha presidencial, episódio que redundou numa das maiores manifestações anti-salazaristas da história do Estado Novo.
Criado a partir da comemoração, em 2008, dos 50 anos da visita de Humberto Delgado, o documentário de Jorge Campos é fruto de longas horas de gravação e pesquisa, integrando testemunhos de pessoas que viveram esse acontecimento, bem como imagens de arquivo da RTP, do Arquivo Distrital do Porto e de particulares.

Kommentare

  1. I´m back my friend, não sei se será frequente mas prometo que vou tentar recomeçar a escrever, tenho saudades de muita coisa, inclusivé das palavras que deixaram de fluir no papel com uma caneta na mão em dias de inspiração que parece já lá vão.
    Tenho poema novo e imagem a música está no fim, é preciso carregar, mas é também importante ,tudo se completa.
    Beijo

    AntwortenLöschen
  2. Querida Amiga,
    A história também se faz destes apontamentos. Que seja dada a merecida difusão ao trabalho de Jorge Campos...

    (ainda não sei onde entregar o meu coração, se calhar e se vier a ser oportuno dá-lo-ei, quem o levar leva um bom coração...)

    AntwortenLöschen
  3. Amiga Teresa!

    Ficou no Porto e muito bem!
    Reoito o que diz o Rogério " A história também se faz destes apontamentos".

    Bjs

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!