O 11º encontro do Círculo Literário em Hösel


No 11º encontro do Círculo Literário, que se realizou hoje em Hösel, falou-se da novela Inneres Land da escritora espanhola de língua catalã, Maria Barbal, que ganhou o 38º Premio Prudenci Bertrana.
País íntim é a história de uma família como tantas outras, que ficamos a conhecer melhor na sua forma de actuar em diferentes situações do quotidiano, nas suas pequenas felicidades e nos seus fracassos dramáticos.
É também a história de Espanha desde os anos 30 até à chamada Guerra Civil Espanhola, que teve início entre 17 e 18 de julho de 1936, e terminou em 1° de abril de 1939, com a vitória dos rebeldes e a instauração de um regime de carácter fascista, liderado pelo general Francisco Franco. Seguindo-se o período histórico no qual a Espanha muda do regime dictatorial do general Franco, para o regime constitucional que consagra um Estado social, democrático e de Direito, a chamada Transição Espanhola.
Outro ponto muito interessante do romance é o conflito entre duas mulheres: uma mãe esquiva e imposibilitada de encontrar alegria. Ferida pelos acontecimentos trágicos da família que ocorreram durante a guerra civil na sua pequena vila na montanha, e incapaz de perdoar; e a sua filha, entre a aldeia natal e a grande cidade, aberta ao amor e à amizade, e que deseja libertar-se da injusta herança que lhe tocou na sorte.
País íntim retrata a evolução dos últimos 50 anos da Espanha como também a coexistência complexa em cidades pequenas entre vencedores e vencidos da guerra civil no desejo das gerações actuais para superar o trauma. Um livro excelente, com uma linguagem excelente foi a opinião de todos os membros do Círculo.

O romance Am Hang do suíço Markus Werner vai ser o tema do próximo encontro do Círculo Literário a 15 de Outubro de 2010 em Hösel.

Kommentare

  1. Não conheço nenhum dos escritores...

    Continuo a achar que devias dar a tua opinião sobre os livros... que os gostos podem ser diferentes, mas sempre ficamos com uma noção para lá da história em si! :)

    Beijinhos (ainda) de Lisboa!

    AntwortenLöschen
  2. O vosso modo de trabalhar é diferente do nosso. aí há uma obra pré-seleccionada que será discutida por todos, nós o que queremos é dar a conhecer as obras que cada um de nós leu e que consideramos valer a pena os outros lerem.

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!