Um museu a visitar: O Fluviário de Mora, o melhor museu português 2008

No Público

Numa decisão inesperada, e que foi também vista como “ousada”, a Associação Portuguesa de Museologia (Apom) considerou o Fluviário de Mora o Melhor Museu Português 2008; receberam menções honrosas os museus de Arte Contemporânea de Elvas e Arqueológico do Fundão.

Na lista de prémios da Apom, hoje anunciada em Lisboa, o Museu Nacional de Arqueologia venceu na categoria Exposição, pelo conjunto de mostras exibidas. Na categoria de melhor catálogo venceram o Centro de Arte Moderna da Gulbenkian, pela publicação que acompanhou a exposição “Amadeo”, e também os museus do Neo-Realismo, em Vila França de Xira, Marítimo de Ílhavo e a Divisão de Publicações da Assembleia da República, pelo catálogo sobre os tratados internacionais.

Os museus das Comunicações e da Colecção Berardo, em Lisboa, receberam o Prémio Melhor Serviço de Extensão Cultural. O Prémio Carreira foi para a historiadora Adília Alarcão, que se mostrou “muito desassossegada” no momento de o receber, por achar que nunca tinha feita “nada bem”. Marta Rocha Moreira, da Faculdade de Arquitectura do Porto, recebeu o de Melhor Trabalho de Museologia, pela tese “Da casa ao museu”.

Este ano, e pela primeira vez, a Apom distinguiu também jornais: o PÚBLICO, pelo seu acompanhamento da Cultura, e o “Diário de Notícias do Funchal”. O melhor site foi o do Museu da Polícia Judiciária, pelo projecto “SOS Azulejo”.

Kommentare

  1. Obrigada pela informação, há por aqui muitos que não conheço.

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

pensamento inacabado

Guardador dos restos do Templo de Poseidon