Manoel de Oliveira lança livro este domingo na Livraria Lello

O Jornal de Notícias
O realizador Manoel de Oliveira vai lançar este domingo o seu primeiro livro, na Livraria Lello, no Porto. "100 anos. 100 livros"é a primeira obra não cinematográfica de Oliveira e terá uma edição limitada a 100 exemplares, assinados pelo realizador.
Serão ainda editados mais 15 exemplares, numerados de I a XV, fora do mercado, também assinados por Manoel de Oliveira.
A concepção e organização do livro é da responsabilidade do artista plástico Manuel Casimiro, filho de Manoel de Oliveira, que seleccionou as ilustrações que acompanham o conjunto de textos que compõem esta obra.
A Lusa teve acesso a provas das 30 primeiras páginas de texto (não de ilustração) das "pouco mais de 60" que compõem esta obra, que reúne escritos elaborados entre 1991 e 2008, em prosa e poesia.
Estes textos abordam temáticas muito diversas entre as quais não podia deixar de estar o cinema, nos seus vários aspectos, desde reflexões sobre alguns dos seus filmes até à crítica impiedosa ao sistema da grande indústria cinematográfica, dominado por Hollywood.
Há ainda reflexões sobre o Poder (incluindo reflexões sobre figuras determinantes dos absolutismo no século XX, como Hitler, Staline e Mao), o sebastianismo e o messianismo, a espiritualidade, a política, cultura e arte e ainda à cidade do Porto e as suas pontes.
As reflexões de Manoel de Oliveira sobre religião e em particular sobre Jesus Cristo, mas também sobre Maomé e Buda ocupam parte importante destas primeiras 30 páginas.
Entreabrindo o véu sobre estas análises do cineasta, aqui fica a frase com que fecha as suas reflexões sobre cinema: "E falando de mim, que não é coisa que eu goste, nunca quis ser melhor que o outro, sempre só quis ser igual a mim próprio, sem pretensão de ser modelo ou mestre. E é justamente isto o que me leva a não apreciar por de mais os prémios de competição".
A apresentação da obra, que contará com a presença de Manoel de Oliveira, terá lugar amanhã, a partir das 11 horas, na emblemática Livraria Lello, no Porto.

Kommentare

  1. Bom-Dia Teresa

    Vou dar um saltinho à Lello, depois conto ao vivo. Provavelmente irei encontrar pessoas conhecidas, vou num pé e venho noutro.

    Beijinhos
    Isabel

    AntwortenLöschen
  2. nossa, que máximo. beijos, pedrita

    AntwortenLöschen
  3. Bom, este livro deve ser para colecção dos admiradores do autor.

    Apesar de adivinhar que não serão aos milhares ou aos milhões cá no burgo, 100 exemplares parece-me um número demasiado reduzido... mas eles lá saberão se é para ser apenas para as elites!

    Saudações natalícias!

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!