Neste dia em 1775 nasceu Jane Austen, considerada por alguns como a segunda figura mais importante da literatura inglesa depois de Shakespeare

Retrato a óleo de Jane Austen feito em 1875, de autor desconhecido, baseado na aquarela feita pela irmã em 1810

Todos nós já lemos:
Razão e Sensibilidade (Sense and Sensibility) (1811)
Orgulho e Preconceito (Pride and Prejudice) (1813)
Mansfield Park (1814)
Emma (1815)
Abadia de Northanger (Northanger Abbey) (1818) póstumo
Persuasão (Persuasion) (1818) póstumo

Com a minha mania dos desafios, pergunto aos leitores/as de que livro de trata o excerto seguinte. Uma pequena ajuda - é o meu livro preferido:

"Era a mais nova de duas filhas de um pai afectuoso e indulgente, tendo assumido o encargo de dona de casa muito cedo, devido ao casamento da irmã. A mãe morrera-lhe havia tanto tempo que mal se recordava das suas carícias, mas fora compensada por uma excelente senhora que, como preceptora, pouco faltava para substituir a falecida no afecto e na ternura."

Kommentare

  1. Li todos os livros de Jane Austen, sim (já agora o primeiro, em português de Portugal, foi traduzido para "Sensibilidade e Bom Senso"), e ainda um dos primeiros romances incompletos dela, intitulado "Catharine".

    Adoro Jane Austen, li mais dela que do próprio Shakespeare... :)

    Saudações!

    AntwortenLöschen
  2. Emma! :)))

    O filme com a Gwyneth Paltrow também é muito bom, embora goste mais do livro (raramente conseguem colocar no ecrã todas as subtilezas da escrita).

    Também acho muito boa uma série da BBC, já com uns aninhos, sobre "Orgulho e Preconceito", com Colin Firth no papel de Mr. Darcy...

    AntwortenLöschen
  3. Aqui vem a cotovia, mas os livros da Jane Austen faziam parte da nossa adolescência, eu li-os muitas vezes, a minha Mãe tinha uma predilecção pelos romances desta escritora. Bom, eu também li mais dela do que Shakespeare, mas Hamlet acompanha-me constantemente e de cada vez que o releio tenho perspectivas diferentes.

    É tão bom vir aqui logo de manhã.

    Vou ao meu passeio.
    Bejinhos Teresa,
    Isabel

    AntwortenLöschen
  4. eu não li todos esses não. adoro essa autora tb. eu li orgulho e preconceito e emma. maravilhosos! as adaptações para os filmes tb são impecáveis. só não gosto do filme ficcional supostamente baseado na vida dela. esse é bem ruinzinho. beijos, pedrita

    AntwortenLöschen
  5. é dos que eu ainda não li... faltam três ainda e com certeza esta num desses três...

    bjs

    AntwortenLöschen
  6. Olá Teresa

    Há outro desafio? Não reparei, onde está? Já percorri de cima para baixo e não vejo nada.

    Beijinhos e até logo
    Isabel

    AntwortenLöschen
  7. A frase de Santo Agostinho pede muito sacrifício. Valerá a pena sofrer por um grande amor se não se é correspondido? Tudo na vida devia ter mais leveza, claro como Santo Agostinho deixou os amores terrenos e abraçou o amor absoluto pode escrever assim, eu não.

    Beijinhos
    Isabel

    AntwortenLöschen
  8. Voltei para trás, o desafio era aquela pergunta? Está na rosa azul!

    Teresa obrigada pela frase de Santo Agostinho, quem me dera escrever assim...E já tem destinatário, mas para uma pessoa especial e não para o barba ruiva!

    Beijinho
    Isabel

    AntwortenLöschen
  9. Mais um pecado capital meu... nunca li nada de Jane Austen, talvez um dia

    AntwortenLöschen
  10. Olá querida amiga Teresa
    Se me esqueci de si? Jamais!
    Estará sempre na minha mente (não digo coração porque essa palavra usam os poetas ah,ah!)
    Beijinho muito grande com muita ternura.
    António

    AntwortenLöschen
  11. Não posso responder ao seu desafio, Teresa, porque só li os primeiros dois livros a que aqui se refere, mas vou deixar-lhe um outro desafio que está com o seu nome no meu blogue.
    Acho que vai gostar bastante dele!

    AntwortenLöschen
  12. Cheguei, tenho estado a responder a mails de Natal.
    Agora tirei um bocadinho para essa tarefa, porque daqui a bocado vou para a rua outra vez, buscar a Marianita ao liceu.
    Por isso gosto tanto de asas.

    Nem imaginam o que é o meu dia, cá em casa até brincam comigo, quando eu digo: Ah! esqueci-me, também ando sempre a correr, mas antes de eu dizer já eles todos dizem em conjunto.

    Jane Austen, adolescência, li tudo, mas o que tenho mais presente não sei porquê é "Orgulho e preconceito".
    Volto mais tarde
    Beijo
    Isabel

    AntwortenLöschen
  13. Bem a cotovia só agora é que leu "desafio". Devo andar mesmo na lua, ou então é da idade, quem diria.

    Até logo, volto à noite com mais tempo,
    Isabel

    AntwortenLöschen
  14. Boa-Noite Teresa

    Pride and Prejudice é também o livro de que me lembro melhor e Mr. Darcy ficou-me mais na memória do que propriamente a heroína do romance. Não sei porquê, só hoje é que me dei conta.

    Beijinhos e até amanhã,
    Isabel

    AntwortenLöschen
  15. Hi sweety:

    How go things in Germany? Expecting a White Chritmas I suppose? ;)

    Obrigada pelo comentário tão querido. Mas o texto está realmente pobre. Postei-o apenas e só porque não escrevo nada há algum tempo. Mas é mesmo por esta falta de qualidade que nem tenho escrito. Parece-me tudo tão repetitivo e chato...

    Um beijo enorme de Boas Festas e um abraço do tamanho do mundo e arredores...

    AntwortenLöschen
  16. São logo das primeiras palavras de "Ema".
    Sou fã da Jane Austen, li tudo dela e tenho-a no perfil do meu blog, na coluna do lado direito, na lista das minhas escritoras preferidas.
    O livro é apaixonante, o maior dela, como são todos aliás, especialmente aquelas descrições de sentimentos, caracteres e personalidades femininos e masculinos da época

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!