Museus nacionais ligados por novo portal da internet a partir de segunda-feira

SOL
Um novo portal na internet com informação sobre os museus e palácios nacionais, criado pelo Instituto dos Museus e da Conservação (IMC), vai ser apresentado segunda-feira no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa.
O portal, que estará acessível a partir desse dia em www.imc-ip.pt vai conter dados sobre a própria orgânica do IMC, sobre os 28 museus e cinco palácios nacionais, conservação e restauro, património móvel, património imaterial, a Rede Portuguesa de Museus, iniciativas, projectos e actividades desenvolvidos por estas entidades, e ainda uma base de dados sobre os museus.
Em Outubro, o IMC apresentou também um novo portal na internet intitulado MatrizPIX, com cerca de 30 mil imagens das colecções dos museus e palácios nacionais sobretudo dirigido a investigadores, estudantes, editoras e outras entidades para pesquisas e encomendas online.
Estas iniciativas do IMC visam promover um maior acesso público ao património cultural móvel nacional e reforçar a presença dos museus e palácios na rede global.
Organismo tutelado pelo Ministério da Cultura, o IMC foi criado em 2007 do Programa de Reestruturação da Administração Central do Estado (PRACE), passando a integrar o anterior Instituto Português de Museus, o Instituto Português de Conservação e Restauro e ainda a Rede Portuguesa de Museus.
Passou também a incluir nas suas competências o universo do património imaterial, que não possuía ainda um enquadramento institucional.
A secretária de Estado da Cultura, Maria Paula Fernandes dos Santos, vai estar presente na apresentação do projecto, às 16h30, no Palácio Nacional da Ajuda.

Kommentare

  1. a internet ajuda bastante a conhecermos patrimônios históricos de diversos países. beijos, pedrita

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

O que ando a ler?

pensamento inacabado

Guardador dos restos do Templo de Poseidon