Todos falam sobre o CONSUMISMO! Gostava de saber o que significa para os meus leitores/as CONSUMISMO, um térmico tao usado no Natal!

Os espanhóis parece que já descobriram isso, para eles, 2009 vai ser o ano do consumismo:

Con su mismo coche!
Con su mismo trabajo!
Con su mismo ordenado!

Enviado pela TETÉ

Kommentare

  1. odiscrolAinda não fui ao Lévi-Strauss, hoje ando aos "bochechos", por isso venho primeiro aqui para dar a minha opnião sobre o consumismo na época Natalícia.

    Ora bem, há uns anos atrás ninguém, em Portugal, falava em consumismo, como se poderia falar se a maioria da população era analfabeta e pobre?

    Consumismo existe durante todo o ano, mas se no Natal se intensifica é porque as pessoas gostam de celebrar, em grande, uma festa que se supõe ser de família.

    Outro aspecto será o religioso, por se celebrar sem a consciência de se estar a comemorar o nascimento do Deus-Menino.
    Mas esta festa já existia antes da era cristã, era uma festa dos ciclos das estações e da vida. Por isso acho um exagero falar-se tanto de consumismo, como se fosse um pecado mortal gastar mais uns "cobres". Pecado é não ter dinheiro para gastar e celebrar, pecado é só transmitir tristezas e dizer aos pobres que se conformem.

    Não é pelo facto de se consumir mais nesta época que vêm os males ao mundo, é por durante todo o ano se consumir sem partilhar com os outros.

    Ora, deixem consumir e que as pessoas possam ser felizes e descontrair. Assim um dia todos possam consumir e realizar os seus pobres desejos, no final de contas a vida é para ser celebrada sem sentimentos torpes de culpas por tudo e por nada.

    Eu gosto de luzes, de brilhos, de cor, de estrelas a enfeitar a árvore de natal, de presépios em profusão, de velas, de laços, sou uma barroca empedernida e seria mais se pudesse consumir as lojas todas de decoração.

    Não sei o que significa consumismo, só sei o que significa celebrar e ter sentido estético, o resto é para lavar más consciências.

    Teresa eu hoje ia estar muito quieta, mas lá vim KAKADUCAR!

    Beijinhos e até já,
    Isabel

    AntwortenLöschen
  2. Teresa escrevi tanto que até introduzi o código do rectângulo no "discurso"!

    Beijinhos natalícios
    Isabel

    AntwortenLöschen
  3. O natal é a época onde mais se manifesta o consumismo, que passou a ser tradição. Durante essa época as pessoas compram presentes muitas vezes inúteis á sua família. A ceia de natal foi substituída por um simples jantar de família (muito pouco cristão), e depois vão todos abrir os presentes, onde o que interessa é receber sem muitas vezes se dar valor ao que se está a passar. Podem reparar que aparecem muitos mais anúncios na TV (com coisas inúteis). O natal é uma época magica, que está a perder muita da sua magia. As decorações aparecem já em Novembro com o objectivo de alargar o período de consumismo, em que as crianças recebem brinquedos caríssimos só porque na TV parece que faz aquilo, depois fazem birras e os pais nem lhes explicam que é difícil arranjar € para os brinquedos. As casas de noite passam a ser um monte de lâmpadas, subsidiadas pela Câmara, que gastam muita energia.

    É celebrado o nascimento do pai natal.

    E jesus?? onde fica ele no meio disto tudo (mesmo para os cristãos)

    Ele fugiu!!!

    "No Natal a "família" parece que cresce"

    AntwortenLöschen
  4. Os espanhóis parece que já descobriram isso, para eles, 2009 vai ser o ano do consumismo:

    Con su mismo coche!
    Con su mismo trabajo!
    Con su mismo ordenado!

    (enfim, um mail que me enviaram estilo anedota, mais longo e burilado que isto, em que a piada é relativa...)

    Jinho!

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

pensamento inacabado

Guardador dos restos do Templo de Poseidon