O pintor Júlio Resende comemora hoje 91 anos. Mas a idade já avançada não o impede de continuar a realizar aquilo de que mais gosta: pintar

O pintor Júlio Resende nasceu no Porto a 23 de Outubro de 1917.
Diplomou-se em Pintura em 1945 pela Escola Superior de Belas-Artes do Porto, onde foi discípulo de Dórdio Gomes. Fez a sua primeira aparição pública em 1944 na I Exposição Independente. Em 1948, partiu para Paris, recebendo formação de Duco de la Haix e de Otto Friez. O trabalho produzido em terras gaulesas é exposto em Portugal em 1949 e as propostas actualizadas que Resende demonstra são acusadas pelos artistas portugueses, definindo a sua vocação de expressionista. Assimilou algum cubismo, vai construir na sua fase alentejana, e mais tarde no Porto, uma pintura caracterizada pela plasticidade e dinâmica, de malhas triangulares ou quadrangulares, aproximando-se de forma progressiva da não figuração. Do geometrismo ao não figurativismo, do gestualismo ao neofigurativo, a sua arte desenvolve-se muma encruzilhada de pesquisas, cuja dominante será sempre expressionista e lírica. Pintor de transição entre o figurativo e o abstracto, Resende distingue-se também como professor , trazendo à escola do Porto um novo espírito aos alunos que a frequentaram na década de 1960.

Kommentare

  1. Há pessoas assim, para quem a idade não é travão e ainda tem o condão de refinar a sua arte. Pessoas como o pintor Júlio Resende, mas também o realizador Manoel de Oliveira, o pintor Júlio Pomar, o escritor José Saramago ou o filósofo Eduardo Lourenço são inspirações para quem quer que ouse pensar que já fez o suficiente da sua vida.

    AntwortenLöschen
  2. Em resposta ao seu comentário no meu blogue, digo-lhe apenas que não estranhe a ausência de comentários sobre as coisas boas da vida, sobretudo as mais eruditas.

    A maioria dos portugueses comenta mais rapidamente aquilo que desdenha e despreza do que o adora acima de todas as coisas. E no que toca ao que conhece mal ou lhe é indiferente, então simplesmente nem se pronuncia, para não passar por ignorante...

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

O que ando a ler?

pensamento inacabado

Guardador dos restos do Templo de Poseidon