Relógios atrasam 60 minutos na próxima madrugada

Na próxima madrugada os relógios atrasam uma hora. Às 02h00, em Portugal Continental, devem atrasar-se os relógios 60 minutos. Portugal entra assim na chamada hora de Inverno.
Nos Açores a mudança da hora ocorre à 01h00 local (02h00 em Lisboa).
Com a mudança da hora, vai começar a amanhecer mais cedo mas em contrapartida também passa a anoitecer mais cedo, o que pode provocar pequenas perturbações devido a alterações de ritmos, sobretudo em crianças.
A pediatra Rosa Gouveia, da Sociedade Portuguesa de Pediatria, disse à Lusa que a mudança para a hora de Inverno, apesar de trazer vantagens, como o amanhecer mais cedo, "que vem compensar o anoitecer antecipado, não deixa de ser um artifício que vai, nos primeiros dias, afectar o ritmo habitual das crianças e dos pais".
De acordo com esta médica, estas alterações verificam-se sobretudo no "horário das refeições, na hora de ir para a cama e na hora de acordar de manhã, assim como no horário escolar".
A pediatra adverte que se as crianças forem "forçadas subitamente a seguirem um novo horário" podem apresentar episódios de irritabilidade e cansaço.
Por esta razão, Rosa Gouveia aconselha que a transição da hora se dê de forma progressiva "recuando" os horários 10 ou 15 minutos por dia para que haja uma adaptação gradual.
"Regra geral, ao fim de uma semana a criança já está adaptada", referiu.
Opinião semelhante tem o presidente da Associação Nacional de Professores, João Henrique Grancho, que disse à Lusa que apenas alguns docentes, contactados por si, denotam um "dispersamento ligeiramente maior" nos alunos, nos dias imediatos à alteração da hora.
Na opinião da neurologista Teresa Paiva "a mudança de hora só dá problemas quando se passa a dormir menos uma hora", ou seja na alteração para o horário de Verão.
Essa alteração, exemplificou, "dá origem a um aumento de acidentes nas 48 horas subsequentes".
Confrontado com este dado, fonte da Brigada de Trânsito da GNR disse que não se pode estabelecer uma ligação directa entre a alteração da hora e um eventual aumento de sinistralidade, que se pode ficar a dever a mais trânsito ou chuva.
A hora de Inverno vai manter-se até ao dia 29 de Março de 2009, quando os relógios forem adiantados 60 minutos, dando-se entrada na hora de Verão.

Kommentare

  1. Ainda bem que passei por aqui antes de ir dormir, pois já me tinha esquecido de atrasar o relógio. Pena é que o meu despertador (o filhote...) não se compadece com estas alterações, e pela manhã deverá acordar à sua hora normal, ou seja, sem tolerância para mim. Em vez de uma hora de sono extra, terei portanto um dia de domingo com uma hora a mais... Menos mal!

    AntwortenLöschen
  2. os nossos relógios se adiantaram uma hora na semana passada. beijos, pedrita

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!