MANOEL DE OLIVEIRA

Manoel Cândido Pinto de Oliveira nasceu no Porto a 12 de Dezembro de 1908. É um cineasta português, que viria a ser tido como o mais velho realizador em actividade no mundo, com trinta e duas longas-metragens.


SESSÃO INAUGURAL - 18 SET 2008, 21h30

No contexto da exposição sobre a obra de Manoel de Oliveira, o Museu de Serralves apresenta agora, entre 18 de Setembro e 9 de Novembro, o mais completo ciclo de cinema dedicado à obra do cineasta realizado até ao momento na cidade do Porto.

No programa deste ciclo, os filmes do cineasta são apresentados juntamente com outros filmes marcantes da história do cinema que contextualizam a obra de Manoel de Oliveira, assumindo esta obra como uma verdadeira celebração desta sétima arte, cruzando com ela obras de outros cineastas que foram marcantes para Oliveira ou para quem os filmes de Oliveira foram uma referência essencial.

Na sua totalidade, este programa apresenta mais de setenta filmes, dos quais quarenta e nove realizados por Manoel de Oliveira, ao longo de mais de cinquenta sessões distribuídas por dois meses. O ciclo é organizado com o apoio da Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, dando continuidade à celebração da obra de Manoel de Oliveira pela Fundação de Serralves, no contexto da programação aprovada pela Comissão Executiva para as comemorações do 100º Aniversário de Manoel de Oliveira constituída pelo Ministério da Cultura.

Clique aqui para ver o programa detalhado

Kommentare

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!