Pedra Filosofal - António Gedeao


Eles não sabem que o sonho
é uma constante da vida
tão concreta e definida
como outra coisa qualquer,
como esta pedra cinzenta
em que me sento e descanso,
como este ribeiro manso,
em serenos sobressaltos
como estes pinheiros altos

que em verde e ouro se agitam
como estas aves que gritam
em bebedeiras de azul.

Eles não sabem que o sonho
é vinho, é espuma. é fermento,
bichinho alacre e sedento.
de focinho pontiagudo,
que fossa através de tudo
num perpétuo movimento.


Eles não sabem que o sonho
é tela, é cor, é pincel,base, fuste, capitel.
arco em ogiva, vitral,
pináculo de catedral,
contraponto, sinfonia,
máscara grega, magia,
que é retorta de alquimista,
mapa do mundo distante,
rosa dos ventos, Infante,
caravela quinhentista,
que é Cabo da Boa Esperança
,ouro, canela, marfim,
florete de espadachim,
bastidor, passo de dança.
Colombina e Arlequim,
passarola voadora,
para-raios, locomotiva,
barco de proa festiva,
alto-forno, geradora,
cisão do átomo, radar,
ultra som televisão
desembarque em foguetão
na superfície lunar.

Eles não sabem, nem sonham,
que o sonho comanda a vida.
Que sempre que um homem sonha
o mundo pula e avança
como bola colorida
entre a mãos de uma criança.

Kommentare

  1. Na Pedra Filosofal eu vejo, agora que a conheço há tantos anos, algo de muito raro: uma ironia inteligente, doce, subtil, talvez um pouco condescendente, até mesmo humor.´`As vezes ponho a olhar para vários retratos de António Gedeão/Rómulo de Carvalhoi e pergunto como adivinhar nestes rostos a sua subtileza e profundidade.
    Mas agora, tenho pressa, vou fazer outra radiografia. Logo te escreverei um romance... E obrigada pelas notícias dos nossos meninos. Um beijo Carmo. Ah, e obrigada pelo Poema!

    AntwortenLöschen
  2. Não sei se gosto mais de António Gedeão se de Manuel Alegre - são diferentes e gosto de cada um por diferentes razões. Ambos grandes escolhas.

    AntwortenLöschen
  3. Querida Teresa:

    Mas que convite tão simpático que me fez! Não deve saber, com certeza, que adoro museus e tudo o que tenha importância histórica.
    Adoro Régio e acho que não lhe é dada a importância que merece... Caiu nos esquecimento algures nas brechas do tempo muito injustamente.
    Claro que teria todo o gosto de lhe fazer uma visita e conhecer a casa dum homem que tem tanta da minha admiração. É uma questão de combinarmos... ;)

    Um beijo tribal!

    AntwortenLöschen
  4. Como dizem os adolescentes (e estou cada vez mais adolescente, não há volta a dar), então é assim: Julho tu estás ocupada e eu vou a Londres, Oxford e Cambridge com os meus netos filhos do Ccz. Depois, em Agosto, fico em Portugal. Primeiro, porque as cidades em Agosto são calmas, há lugar para tudo, não há engarrafamentos. Depois porque como tenho casa em dois distritos diferentes e a apenas uma hora de caminho por auto-estrada, quando me canso de um lado vou para o outro... Fazer o quê? Olha, adoro ir a museus, feiras, romarias, fazer recolhas de receitas antigas, passar a tarde no meu pomar a comer figos, pêssegos e tudo o que por lá houver.
    No Porto, passeio, faço caminhadas, vou até a uma praia por perto, olho muito em volta, à descoberta de tipos bizarros (masculinos e femininos e a alargar o meu conhecimento sobre o que é humano, no sentido de "do homem". Adoro ter Amigis em qualquer das casas e costumo conquistá-los com a minha gastronomia, a começar por um pequeno almoço campesino. "Freguês" que o coma fica freguês para sempre.
    A minha casa, isto é, o meu lar, seja ele qual for, é teu. Agosto,
    1ª quinzena de Setembro, seria um prazer. Qu'est-ce-que tu dis? Je t'attends avec tout mon coeur! Je t'embrasse, Carmo

    AntwortenLöschen
  5. Bem Teresa, esta Pedra Filosofal faz-me quase entrar em êxtase... é uma coisa arrepiante (no bom sentido). Não sei explicar, sempre que escuto este poema cantado por Manuel Freire, vivo-o com uma intensidade indizível.
    bj*****

    Ps: Como não tenho tempo de escrever no meu blog nos próximos dias, por motivos profissionais, vou postar esta canção. É especial para si :)

    AntwortenLöschen
  6. That is a beautiful painting.

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!