Domingo de Ramos 💛🌿


O Domingo de Ramos marca a entrada de Jesus em Jerusalém, e o início da Semana Santa na qual se celebra a Crucificação, na Sexta-Feira Santa, e a Ressurreição de Jesus Cristo, no Domingo de Páscoa.
Que o início da Semana Santa 2020 seja a nossa libertação do egoísmo e da ira, da raiva e das manhas da depressão-refúgio. Como se a depressão pudesse ser um refúgio quase acolhedor.
O assunto é sério, grave, requer a maior atenção. Possa a sociedade, ou até mesmo a religião, ajudar alguns a vencer a sua depressão, a sua raiva, a sua violência, isto é, assegurar a vitoria da vida, do desenvolvimento e do amor sobre a morte, o automatismo e a solidão.
💛🌿


Kommentare

  1. Se este ano fosse igual a outros, provavelmente eu iria amanhã colher um ramo de oliveira para participar na procissão dos Ramos que haveria de sair da capela da Santa Casa de Misericórdia, rumo à igreja para a celebração do Domingo de Ramos. Mas este não é um ano igual aos outros. A celebração terá de ser mais introspetiva.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Quando era miúda também eu queria levar um ramo de oliveira aos meus padrinhos, como faziam as minhas amigas, mas os meus padrinhos, que eram os meus avôs paternos, já tinham morrido 🌿 🌿

      Löschen
  2. Hoje, o padre Nuno
    percorreu o meu Bairro
    semeando rezas
    nas ruas desertas

    para muitos, foi mensagem de esperança
    para outros, nem se deram por ela

    Acenei-lhe da minha janela

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. O ópio do povo é, talvez, uma boa alternativa para resistir a esta crise terrível 🌿

      Löschen
  3. Deixei-me distrair pelo que estamos a experienciar há já algumas semanas, que não tenho prestado atenção, lamentavelmente, à Quaresma, quase esquecendo que o Domingo de Páscoa é de hoje a oito dias. As celebrações em família foram canceladas. Cada um nas suas casas. Isto é tão surreal que tenho momentos em que estou em negação.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Tão, tão surreal, que eu agora só penso em Franz Kafka‼

      Löschen
    2. Assim que esta situação do vírus começou a ter proporções assustadoras lembrei-me logo do livro de Nassim Taleb, publicado em 2008, com o título “O Cisne Negro: O impacto do altamente improvável. Um dos livros que nunca mais esqueci. Já o requisitei para o reler. Sem dúvida que a lógica de Taleb se aplica a esta pandemia. Vale a pena ler.

      Transcrevo o que acabei de encontrar (mais fácil e rápido):

      “Neste livro fascinante, Taleb mostra que, ao contrário do que defende a maioria dos economistas, estamos constantemente à mercê do inesperado. A estes acontecimentos imprevisíveis o autor dá o nome de Cisne Negro (animal que se considerava inexistente até ser visto, pela primeira vez, inesperadamente, na Austrália, no século XVII).
      Um Cisne Negro é um evento com três características altamente improváveis: é imprevisível, ocasiona resultados impactantes e, após sua ocorrência, inventamos um meio de torná-lo menos aleatório e mais explicável. O sucesso surpreendente do Google foi um cisne negro, assim como o 11 de Setembro. Para Nassim Nicholas Taleb, os cisnes negros são a base de quase tudo o que acontece no mundo, da ascensão das religiões à nossa vida pessoal.
      Por que não reconhecemos o fenômeno antes que ele ocorra? Parte da resposta, segundo o autor, deve-se ao fato de, em geral, os seres humanos se limitarem a aprender conteúdos específicos em vez de adquirir sabedoria em diversas áreas do conhecimento. Concentramo-nos no que já sabemos e evitamos cada vez mais o desconhecido. Somos, portanto, incapazes de enxergar as oportunidades e nos tornamos vulneráveis ao impulso de sempre simplificar, categorizar e não valorizar quem imagina o impossível. Enquanto isso, grandes eventos surpreendem a todos e transformam a sociedade.
      Nesta obra, Taleb oferece ferramentas que nos permitem lidar com os cisnes negros e tirar proveito deles. Com análises que transitam em áreas aparentemente distintas - teoria das probabilidades, negócios, ciências cognitivas etc. -, A lógica do Cisne Negro mudará sua visão de mundo. “

      Löschen
    3. Embora a definição de Nassim Nicholas Taleb O CISNE NEGRO seja famosa, ainda não li o livro, que depois de ler as tuas fantásticas informações, NÃO posso perder‼

      Votos de uma abençoada semana santa 🌿 Catarina‼

      Löschen
  4. Teresa, os meus parabéns. Por lembrar que é domingo de Ramos. Por apelar aos depressivos que enchem a vida - sua e dos outros que os gostam - de tristeza; aos violentos para que domem a violência isolados que estão e a família vai arcar com as suas más vontades. Um apelo à vida e que gostei de ler.
    No entanto, também lhe digo que talvez possam existir depressões refúgio ou todas elas o sejam de certa forma. Do que não tenho certeza é que os próprios possam fugir-lhe. A violência é uma questão de temperamento, má formação de carácter, agressividade que, em condições normais pode ser evitada por meio do esforço da vontade. Não me parece que seja o caso da depressão. Ou, pelo menos, não todos os casos.
    Mas gostei desta celebração do Domingo de Ramos.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Logo eu que não sou crente, se lembra do Domingo dos Ramos 🌿🌿🌿

      A violência doméstica aumentou gravemente durante o isolamento. Há crianças que fogem de casa com medo dos pais (há também mães violentas).

      A depressão profunda ataca aqueles que vêem a destruição da sua vida | empresa | existência.

      Nós, os de barriga cheia, nem por sombras compreendemos a situação dos tempos que correm...

      Abençoada semana santa 🌿 🌿 🌿

      Löschen
  5. Pensemos uns nos outros, de forma saudável.
    Saudações à beira Atlântico.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Pensemos uns nos outros, de forma solidária‼
      Votos de uma abençoada semana santa 🌿 🌿 🌿

      Löschen
  6. «Que o início da Semana Santa 2020 seja a nossa libertação do egoísmo e da ira», assino por baixo!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Eu continuo egoísta, porém sem ira‼
      Aguardo as notícias dos cientistas e políticos com calma, bebendo chá‼

      Löschen
  7. Muito bonitas as tuas flores e a Mensagem que nos deixas acerca deste Dia que, também para mim, já foi de Ramos e celebrações com as tradicionais procissões.
    Tenho andado tão despassarada de tudo o que se relaciona com a Páscoa, que nem lembrava estar tão próxima.

    Aproveitemos então, para nos libertares desse 'egoísmo' confesso, - no teu caso - embora eu não acredite e saiba que o dizes da boca para fora...

    Um forte abraço de sã amizade, Teresa!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Não é uma mensagem, é sim, uma reflexão sobre a catástrofe mundial que vai mudar o mundo completamente. Para melhor ou para pior?! Essa é a pergunta que me ocorre‼

      Votos de uma abençoada semana santa 🌿 🌿 🌿

      Löschen
  8. * Libertarmos, aliás...e não libertares, como saiu sem querer.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Libertarmo-nos do MEDO é também necessário‼

      Löschen
    2. :) Não poderia ter escrito 'libertarmo-nos' porque já na frase estava implícito o 'nos' anterior... :) = NOS LIBERTARMOS... posso não ser uma poliglota, Teresa, mas português ainda sei ... E MEDO do quê?

      Contudo, há um ditado antigo que diz: «O medo é que guarda a vinha» :)

      Löschen
    3. Foi simplesmente uma adição à minha resposta em cima‼ Em que eu queria dizer, que temos que superar o medo e dar um passo em frente.

      Löschen
  9. OLá:- Este ano tudo vai ser diferente pelas razões por todos nós conhecidas. Acredito que para o próximo ano tudo será diferente. Oxalá este meu acreditar se concretize. Mas temo o pior, sinceramente.
    .
    Uma semana Santa muito feliz.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Não sejas tão pessimista, Rike‼
      Eu acredito num passo em frente no caminho da mudança para melhor 🌿
      Faço votos que em breve sintas um bem-estar interior 🌿

      Löschen
  10. Esperemos que o Mundo e "homenzinho" se torne Homem e mude para melhor. Que todos queiramos ajudar quem necessita !
    Fica bem e cuida-te !

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Eu quero simplesmente que o mundo, em que eu vivia antes do COVID-19 🌿REGRESSE o mais depressa possível 🌿

      Cuida também de ti, Ricardo, ouvindo música 🌿

      Löschen
  11. Perfeitamente atípico, estranho.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Perfeitamente atípico, estranho eu escrever sobre o Domingo de Ramos 🌿

      Löschen
  12. Olá, amiga, como está, neste tempo de incertezas?

    Passei para lhe desejar um bom resto de Domingo.

    Bjs!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Embora seja difícil ter paciência neste tempo de incertezas, o meu bem-estar interior é o melhor possível. E como está o meu amigo?!

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

O que ando a ler?

Notícia da Cidade Silvestre de Lídia Jorge