A temporada dos aspargos já começou na Alemanha


De abril a junho, o aspargo não falta nas mesas alemãs, sendo a Alemanha o país europeu que mais consome aspargos. Com ele se pode fazer tudo: cozinhar, grelhar, refogar, servir quente ou frio, como entrada ou prato principal, como acompanhamento para carne ou peixe. Mas mesmo puro, servido com manteiga ou com diversos molhos, o arpargo é tido como um legume nobre e muito apreciado. Até sorvete de aspargo já foi servido por cozinheiros mais experimentais.
Um desafio fica lançado: mandem-me as vossas receitas!

Kommentare

  1. os nossos espargos são muito mais bem encarados, esses têm ar anémico que lhes deve vir de não apanharem sol:).
    Só faço espargos com ovos (entrada); tenho de experimentar migas com espargos.
    Bom Dia, Teresa.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. A qualidade dos espargos alemães é famosa além fronteiras.
      Espargos com migas | açorda não devo gostar. Açorda só com bacalhau.
      Espargos com ovos vou experimentar, caso tenha a sorte de ter espargos este ano.
      Eu prefiro os espargos com molho holandês.

      Continuação de uma abençoada semana santa 🌿

      Löschen
    2. Tive que rir com o comentário da bea... ar anémico... hahahaha

      Löschen
    3. E o Ricardo Valério pergunta, se os aspargos foram lavados com lixivia?! Outras terras; outros espargos!!

      Löschen
  2. OLá:- Algures no Ribatejo, donde sou natural, existem muitos aspargos. São verdes, cor de esperança. Usam-se à mesa feitos com ovos ou em açorda ( de espargos), regra geral, como entrada.

    Já comi, como entrada, em muitas refeições. Não vou dizer nenhuma receita para não maltratar os meus elevados conhecimentos de culinária e fortíssimos dotes de "chefe" de cozinha. ( Só me falta o avental, looool )

    Esses aspargos foram lavados com lixivia? lol
    .
    Cumprimentos.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Caso a açorda de espargos não seja muito complicada, porque eu sou uma péssima cozinheira, agradecia que me mandasses a receita. Antes do COVID-19 andava SEMPRE nas correrias, que até me esquecia de comer. Engordar um bocadinho era uma óptima alternativa. Beijo 💋 agradecendo antecipadamente 🌿

      Löschen
  3. Não tenho receitas, grelhados ou salteados e cortados para juntar, por exemplo numa salada. Frescos são um petisco (de conserva não gosto)

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Um alemão que se preze, não come espargos de conserva. Eu prescindo de conservas, excepto uma lata de sardinhas ou uma lata de atum, que raramente como.

      Löschen
  4. Ainda não experimentei fazer nada com espargos, já fiquei a saber que devo evitar os que estão em conserva

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Numa alimentação saudável não há nenhumas conservas‼

      Löschen
  5. (eu adoro atum em conserva - dá para comer com batata, cenoura e ovo cozido, e para fazer patê de atum, massa de atum, arroz de atum, empadão de atum, etc.)

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Detesto patê de atum, massa de atum, arroz de atum; empadão de atum ainda como. Em casa só como o atum com batata, vagens e ovo cozido.

      Löschen
  6. Antworten
    1. Não prescindo de comer espargos nesta época do ano.

      Löschen
  7. Então toma lá nota:
    Limpa os espargos, como a foto aponta
    Corta (ou parte) a ponta esbranquiçada
    Nos espargos verdes tá-se logo a ver
    Nos brancos, vai às cegas
    que até acertas

    Pões água ao lume
    e quando estiver em fervura
    pões os espargos lá
    mas sem muita dura
    pois se trata apenas de uma entaladela
    5 ou 6 minutos é a tabela

    reservas

    Numa frigideira
    daquelas... à maneira
    picas alho e chouriçinho
    tudo picadinho, picadinho
    e depois de bem fritinho
    em azeite de serpa ou moura
    espetas com os espargos
    cortados
    e é como se fritasses
    carapaus assados

    Mexes e remexes os espargos
    Depois mexes e remexes ovos

    E no auge da fritura
    espeta com os ovos mexidos em cima
    devagar
    devagarinho
    para que os espargos aceitem os coentros
    que finalizam a operação

    1 ou dois minutos depois tapa
    o segredo está em quem abafa

    5 minutos depois serve

    (esqueci-me do sal? Não faz mal
    põe quanto baste)

    NOTA: quando faço a Teresa gosta

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. A minha entaladela dura apenas 2 minutos ou 2 minutos e meio. Assim ficam rijinhos.

      Löschen
    2. Estou grata pela receita, que vou experimentar logo que descubra os espargos. Chouriço é que não encontro AQUI. Se a Teresa daí gosta, a Teresa daqui também vai gostar!!

      Löschen
    3. Os espargos com uma entaladela que dura apenas 2 minutos ou 2 minutos e meio ficam rijos demais, penso eu?!

      Löschen
    4. Eu gosto mais deles rijos. Acontece que , por vezes, assim que a agua comeca a ferver, desligo o fogao e espero uns dois minutos e depois e que os tiro da frigideira (que e onde os cozo)

      Löschen
    5. Claro está, que os espargos cozidos menos tempo, não perdem tantas vitaminas‼

      Löschen
  8. Adoro espargos. Até os como crus. Os brancos não são muito populares nos supermercados, talvez por serem muito caros e quando os há são em pequenas quantidades. Comprei-os uma vez por curiosidade, mas sinceramente não me recordo se há uma grande diferença no sabor estes e os verdes.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Nunca comprei espargos nos supermercados como também nunca os comi crus. AQUI, os espargos brancos alemães são muito caros, daí terem o nome de "ouro branco". Também gosto dos espargos verdes, mas sendo de origem alemã também não são baratos. E eu só compro os espargos alemães e nunca nos supermercados.

      Löschen
    2. Então aonde os compras?

      Löschen
    3. Os melhores espargos são de Geldern, onde vive lá família. Além disso, há mercados. No átrio na nossa igreja, está lá um vendedor com morangos e espargos. Como já compreendeste, Catarina, eu evito absolutamente alimentos do supermercado‼

      Löschen
  9. Num risotto são ainda mais deliciosos!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Uma excelente sugestão!! Eu adoro risotto!!

      Löschen
  10. eu sou meio atrapalhada pra fazer aspargos q adoro. beijos, pedrita

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. eu sou muito atrapalhada na cozinha, portanto, não sou eu que prepara os espargos, mas sim, outros membros da família‼

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

pensamento inacabado

Guardador dos restos do Templo de Poseidon