Os Verdes e o poder — carreira de um partido político 🌻


O grupo que se reuniu em 12 e 13 de janeiro de 1980, em Karlsruhe, era bastante colorido e diverso: tinha veteranos do movimento estudantil de 1968, ambientalistas, combatentes da paz, conservadores, ativistas dos direitos dos animais, feministas e comunistas. De movimento de protesto e aglomerado heterogéneo a uma das forças políticas na actual sociedade alemã:
A crise dos partidos consagrados do país, que desde o fim da Segunda Guerra Mundial, a União Democrata Cristã (CDU), a União Social Cristã (CSU), o Partido Social-Democrata (SPD) e o Partido Liberal Democrático (FDP) determinavam quase exclusivamente a política da então Alemanha Ocidental; a ameaçadora catástrofe climática e a nova dupla de liderança Robert Habeck e Annalena Baerbock abrem perpectivas consideráveis ao Partido Verde alemão.

Kommentare

  1. Os Verdes em Portugal seguiram as leis da Natureza.
    Da rémora, o tal peixe que se movimenta agarrado a outros peixes.
    Os Verdes e o PCP.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Confesso que nunca compreendi a união de Os Verdes e o PCP!!

      Na Alemanha Oriental, movimentos cívicos de resistência ao regime comunista desenvolveram fortes afinidades com os verdes do lado ocidental. Vários desses movimentos de direitos civis, incluindo o Novo Fórum, uniram-se para formar a Aliança 90. Em maio de 1993, os dois grupos se fundiram num partido, o qual desde então tem como título oficial Aliança 90/Os Verdes.

      Löschen
  2. Por este andar
    ainda me fazem voltar
    à clandestinidade ...

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Clandestinidade? Não!
      A ideologia comunista está em vias de extinção!!

      Desde que a proteção ambiental está no topo da agenda política, os verdes têm ultrapassado constantemente a marca dos 20% nas pesquisas eleitorais, e o partido também está no governo em 11 dos 16 estados alemães. Nas eleições gerais europeias de 2019, ele alcançou 20,5%, um resultado recorde na Alemanha.

      Löschen
  3. O partido dos ambientalistas alemão parece-me ter mais credibilidade que o seu homónimo português que só está no governo porque as questões ambientais são de tal ordem e os outros partidos cometem tais gafes que levaram algumas pessoas a votar neles. Não me parece crível que tenha sido a liderança dos verdes a despoletar votos.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. O partido dos ambientalistas português teria mais credibilidade se não estivesse agarrado ao partido comunista português. A ideologia dos ambientalistas é tão diferente da ideologia comunista, penso eu‼

      Löschen
  4. Independentemente da ligação ao PCP, que não acho que a conotação ajude, isto apesar do comunismo português ter sido sempre diferente do que lhe deu nome e feito um trabalho extraordinário a nível de municipios. A verdade é que não acredito que os verdes em Portugal fossem capazes de melhores resultados... (gostava, pelo que representam)

    Parece-me haver uma "democracia política estanque". Ainda hoje não entendo muito bem o vingar político do PAN, a minha teoria abona pouco sobre o esclarecimento de quem vota e o surgimento recente de 2 novos partidos com representação política, deve-se, na minha opinião, a um lugar vago para a extrema direita reprimida que existe em Portugal e que com o declínio do CDS dá, agora, asas a todo o preconceito reprimido neste País, sendo uma das bandeiras iniciais a "caça" ao cigano o que me faz lembrar o passado europeu.

    O outro partido, esse de esquerda, talvez tenha ganho força no outro quadrante da base do preconceito, não sei, a verdade é que tem demonstrado um amadorismo assustador.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Na minha juventude fui simpatizante do Partido Comunista Português, devido ao carismático Álvaro Cunhal. A minha posição política é um liberalismo de esquerda. Não quero viver em ditaduras, sejam elas da direita, da esquerda ou mesmo uma ditadura ecológica como Os Verdes nos querem impingir‼

      Como não vivo em PORTUGAL evito dar opiniões políticas, embora tenha votado por carta nas últimas eleições. O que eu quero dizer é, que na Alemanha um partido tem de ter pelo menos 5% para entrar no Parlamento. Se em Portugal houvesse essa lei, evitavam-se partidos políticos medíocres e desnecessários no Parlamento Português.

      Um abraço de amizade, Sam, agradecendo o teu comentário cinco estrelas 💙

      Löschen
  5. Quando os valores são os certos, o caminho segue por uma boa rota! O importante é fazer valer as lutas que, de facto, são importantes

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Será que Os Verdes têm os valores certos?! A minha luta é defender o ambiente sem fanatismo ecológico e proibições 🌻

      Löschen
  6. Olhamos muito para os nossos umbigos e esquecemo-nos de coisas muito IMPORTANTES !!!
    Os homens ainda tem de aprender muito, e agora que o Planeta Terra está numa fase complicada, por causa de nós mesmos, vou citar uma frase, penso que do Richard Attenborough: "... a raça humana até se pode entinguir, mas o planeta Terra, por cá ficará !!!"

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Quais são as coisas muito importantes de que nos esquecemos, Ricardo?! Após a explosão do planeta terra, começa uma nova era 🌻 com humanos que cometem os mesmos erros‼

      Löschen
  7. Em portugal os verdes ligados aos vermelhos não terão melhoras, o PAn arrebatou para si o lugar de defesa da natureza.
    Kique

    Hoje em Caminhos Percorridos - Chata mulher...Mulher chata

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Embora eu ame os animais e a natureza, o PAN e o seu líder não me convencem‼

      O tipo do vídeo compreende as MULHERES. Elas são como o tempo: hoje sou quase uma flor primaveril 🌷

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

pensamento inacabado

Guardador dos restos do Templo de Poseidon