Dia de São Nicolau 🌲


A Festa de São Nicolau é celebrada no dia 6 de Dezembro com a vinda de São Nicolau o precursor do Pai Natal — que entrega presentes às crianças. 
São Nicolau viveu em Mira na Lícia, no sudoeste da Ásia Menor, onde hoje se situa a Turquia. Filho de Eipifânio e Joana, devotos cristãos, que lhe deram o nome de Nicolau que significa “pessoa virtuosa”, este nasceu em 350 d.C., em Patara, uma cidade com um porto movimentado. 
Nicolau pertencia a uma família abastada e, segundo a lenda, cedo deu sinais da sua bondade. Uma das histórias mais conhecidas sobre a sua generosidade relata que, ao saber que na sua cidade um homem bastante pobre estava decidido a encaminhar as suas três filhas para a prostituição, já que não tinha dinheiro para lhes dar um dote, Nicolau decidiu deixar às escondidas um saco cheio de ouro para a filha mais velha, já que esta estava em idade de casar e logo era a que necessitava mais do dote. Nicolau repetiu o acto por mais duas vezes, ou seja, sempre que uma das filhas atingia a idade para casar. Segundo a mesma lenda, Nicolau colocava o saco dentro da casa pela chaminé, onde secavam algumas meias daí o hábito das crianças, nalguns países, deixarem meias na chaminé à espera dos presentes. 
Os pais de Nicolau morreram cedo. Então, por recomendação de um tio, que o aconselhou a ir visitar a Terra Santa, Nicolau decidiu viajar até à Palestina e depois ao Egipto. Durante a viagem, houve uma tempestade, que segundo a lenda, acalmou milagrosamente, quando Nicolau começou a rezar com toda a sua Fé. Foi este episódio que o transformou no padroeiro dos marinheiros e pescadores. 
Quando voltou da sua viagem, decidiu que não queria viver mais em Patara e mudou-se para Mira, onde viveu na pobreza, já que tinha doado toda a sua herança aos mais pobres e desfavorecidos.
Quando anos mais tarde o bispo de Mira morreu, os anciões da cidade não conseguiam decidir quem seria o seu sucessor, já não sabendo o que fazer os anciãos decidiram pôr o problema nas mãos de Deus. Segundo a lenda, nessa mesma noite o ancião mais velho sonhou com Deus, e Este dizia-lhe que o primeiro homem a entrar na igreja no dia seguinte seria o novo bispo de Mira. Como Nicolau tinha já o hábito de se levantar cedo para ir rezar à igreja, foi o primeiro homem a entrar nela e logo foi indicado bispo. 
S. Nicolau morreu a 6 de Dezembro de 342. Em meados do século VI, o santuário onde este foi sepultado transformou-se numa nascente de água. Em 1087, os seus restos mortais foram transferidos para a cidade de Bari, na Itália., que se tornou num centro de peregrinação em sua homenagem. Milhares de milagres foram creditados como cedo sua obra, actualmente S. Nicolau é um dos Santos mais populares entre os cristãos e milhares de igrejas por toda a Europa receberam o seu nome. Só em Roma existem 60 igrejas com o seu nome, na Inglaterra são mais de 400.
 A autenticidade das histórias relacionadas com o São Nicolau é pura e simplesmente irrelevante.

Kommentare

  1. Obrigada por partilhares a história de São Nicolau :)

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Não me responsabilizo pela autenticidade da história de São Nicolau 🌲 No meu sapatinho estava uma garrafa de licor de chocolate muitíssimo enjoativo 🌲

      Löschen
  2. "Aprender até morrer", como diz o provérbio. Gostei!
    Pois no meu sapatinho não estava um saco de ouro, nem um licor de chocolate (gosto!), estava um tablet. Bem moderninho o meu São Nicolau!!!! (Convenhamos, escolhido por mim não teve muita graça, mas enfim!!!!)
    Beijo, com sabor a licor de chocolate misturado com café /descafeinado.... experimenta!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Segundo a tradição o São Nicolau deixa apenas doçarias e fruta: maças, laranjas e tangerinas no sapatinho ou na meia. O Menino Jesus ou o Pai Natal é que nos deixa os presentes caros na Noite de Consoada 🌲

      Vou experimentar misturar o licor de chocolate com café. Entretanto, recebe um beijinho com sabor a licor de Toffee & Vodka!!

      Löschen
  3. ...e continuei a aprender!
    Licor de Toffee & Vodka? Experimentarei ao lado da cama para cair logo para o lado...
    Beijo com sabor ao bom vinho tinto alentejano. (E agora Teresa, o que vais sugerir?) 😁😁 🌲

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Segui o teu conselho, TERESA, misturei café ao licor de Toffee & Vodka. Ficou menos enjoativo, mas continua a não ser a minha bebida de eleição. Não gosto de vinho tinto‼ Esta noite, vou acompanhar o filme policial com um chá de gengibre 🎅

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Reunião em casa da avó de Mariana Mortágua

A pera por Jane Kenyon