Calendário do Advento 🌲


Os calendários de advento são uma espécie de contagem regressiva do 1º de Dezembro até à Noite de Consoada.
Um frasco de doce de ruibarbo, com a etiqueta GLÜCK | FELICIDADE, foi a primeira surpresa que retirei do meu cesto de advento.  
São estes gestos de amor | ternura que adoçam o tempo de advento 🌲

 O maravilhoso mundo dos calendários de Advento é uma tradição alemã do século XIX, entre os protestantes, mas já ganhou popularidade noutros países. 
 Inicialmente, eles eram somente impressos. Depois passaram a ter janelinhas com chocolates para adoçar o tempo de espera até ao Natal das crianças. Hoje em dia, há calendários de Advento com jóias, cosméticos e outros produtos, não faltam asas para a imaginação.
 Muitas cidades alemães têm calendários de Advento em tamanho gigante. Ou seja, prédios ou casas, em que janelas de verdade se abrem.
 O maior calendário de Advento do mundo, ao ar livre, está na parede de uma casa no centro de Leipzig, no Leste alemão. Ele mede 857 metros quadrados. Todos os dias, às 16 horas, do dia 1° até 24 de Dezembro, abre-se uma janela, onde aparecem motivos de Natal.

Kommentare

  1. Lembro-me dos de chocolate mas, por cá, os católicos praticantes costumam acender quatro velas que simbolizam os quatro domingos do Advento, apagam uma por semana.
    Parece-me um costume bem bonito ao enfeitarem as janelas das casas!
    Tudo o que tiver luz e cor combina com o Natal!

    Abraço

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. A coroa do advento tem quatro velas, sendo que cada uma deve ser acesa sucessivamente num dos domingos do Advento. Originalmente, a coroa era feita de madeira e tinha 24 velas. Seu inventor foi Johann Hinrich Wichern, um teólogo evangélico e educador, em 1839. A coroa era usada para a contagem regressiva para o Natal.

      Löschen
  2. Muito interessante. Penso que em Portugal não existem adventos...pelo menos desse género

    Abraço

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Alemanices 🌲🌲 o meticuloso processo de preparação para o Natal, que começa quatro domingos antes da data, culmina no dia 24 de dezembro, dando fim à temporada do Glühwein, o vinho quente alemão, e dos bolos e biscoitos aromáticos 🌲🌲

      Löschen
  3. Talvez por ter herdado um pouco da cultura alemã pelo facto dos meus sogros terem vivido na Alemanha durante bastantes anos, cá em casa também seguimos o costume de ir acendendo da primeira até à quarta vela a cada domingo de advento.
    Aliás... desde que os supermercados LIDL apareceram cá em Portugal que é fácil comprar as velas adequadas.
    Mas, independentemente das velas que se utilizem, o que importa é a intenção com que a cada refeição acendemos a(s) vela(s) para nos trazer paz neste tempo em que se aguarda o dia em que celebramos o nascimento de Jesus.

    Beijinhos de luz 🎇
    (^^)

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. A coroa do Advento já era uma tradição no norte da Alemanha, mais protestante, quando em 1925 foi instalada a primeira coroa numa igreja católica em Colónia. Com o passar do tempo, a tradição conquistou o sul da Alemanha, mais católico.

      Beijinhos de luz 🎇 também para ti, Clara.

      Löschen
  4. Nunca tinha ouvido falar... e fiquei encantada!
    Calendário do advento. Não vou esquecer!
    Beijo, agradecido!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. No ano passado, o meu calendário de advento continha cosméticos. Este ano, contém acepipes, penso eu‼

      Boa noite de São Nicolau 🌲 não esquecer de pôr o sapatinho‼

      Löschen
  5. Conhecia os de chocolates... :)

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Inicialmente, os Calendários de Advento eram somente impressos. Depois passaram a ter janelinhas com chocolates para adoçar o tempo de espera até ao Natal das crianças. Hoje em dia, há calendários de Advento com jóias, cosméticos e outros produtos, não faltam asas para a imaginação 🌲🌲

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!